Irrigação e monitoramento de horta escolar como tema de iniciação à computação na educação básica
Resumo
Nos tempos atuais, com os constantes avanços tecnológicos, cada vez fica mais evidente
a necessidade e a importância de se saber programar. Escolas são levadas a iniciar digitalmente
seus alunos desde cedo, porém, muitas vezes, essa introdução fica apenas no
âmbito de ensinar como as crianças e jovens podem usufruir dos recursos tecnológicos,
não os incentivando a serem os modificadores ou até mesmo os criadores de tais recursos.
Este cenário é decorrente, na maioria das vezes, da dificuldade de se abordar os conteúdos
relacionados a programação dentro da sala de aula, pois ela ainda é vista como algo muito
complexo até mesmo pelos professores e, para contornar esse problema, são necessárias
estratégias didáticas mais eficientes e dinâmicas. Pensando nisso, no presente trabalho,
pretende-se explorar o desenvolvimento de um sistema de irrigação e monitoramento de
uma horta escolar como tema para o ensino de programação em escolas de educação básica,
com o intuito de unir a teoria e a prática em uma atividade que possibilite uma maior
dinamicidade no processo de ensino. Para a concretização da iniciativa, foi realizada uma
busca e seleção sistemáticas dos elementos necessários para se trabalhar com crianças e
jovens, desde recursos de hardware para que o projeto de automação seja viável enquanto
estratégia didática, como também ferramentas de software que possibilitem que os alunos
programem os componentes do sistema em questão. Estes recursos estão organizados
e disponíveis em diversos formatos e meios, visando seu reaproveitamento em diferentes
tempos e espaços.
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