Inclusão de pessoas com deficiência em universidades federais: caminhos e barreiras
Resumo
Esta pesquisa objetivou verificar como arranjos simbólicos – legislação, políticas públicas, políticas
afirmativas, ações de agentes públicos, etc, – materializados nos arranjos simbólicos e físicos da
Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões (UFSM-PM) – promovem
acessibilidade, se apresentando como caminhos ou barreiras para a inclusão – inserção e permanência – de
Pessoas com Deficiência (PcDs) no Ensino Superior, mais especificamente, na UFSM-PM. Para tanto, se
valeu de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. A coleta de dados, a partir da aplicação de
questionário, foi realizada por meio da ferramenta Google Forms. A análise de dados foi realizada de um
ponto de vista quantitativo – análise estatística – e de um ponto de vista qualitativo – interpretação de
dados, a partir de referencial teórico das áreas de Administração da Produção, Ciências Humanas e Sociais,
quando dedicadas ao estudo de arranjos simbólicos e físicos, acessibilidade e inclusão de PcDs. Os
resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram que a comunidade acadêmica da UFSM-PM pratica
princípios que movem a inclusão social de discentes PcDs – direito humano, cidadania, democracia, cultura
inclusiva, acessibilidade, autonomia, etc –, entendendo o layout da UFSM-PM como acessível, todavia, a
mesma comunidade mostra desconhecer as especificidades da materialização de arranjos simbólicos
inclusivos em arranjos físicos inclusivos, tal como se apresentam, tanto no referencial teórico, quanto na
pesquisa documental, que evidenciaram que a UFSM-PM atende, apenas parcialmente, aos requisitos de
acessibilidade previstos em Lei, Regimentações e Desenho Universal para inserção e permanência de
discentes PcDs
Coleções
- TCC Administração - PM [167]
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