O índice de desenvolvimento da educação básica: referência para a melhoria da qualidade da educação pública?
Resumen
A educação brasileira passou por grandes transformações e mudanças nas últimas décadas, superando importantes barreiras, principalmente no que se refere à expansão, acesso e ampliação do número de vagas nas escolas públicas. Para isso, alguns mecanismos de monitoramento foram colocados em prática, com a intenção de se acompanhar de perto a eficácia das Políticas Públicas. Um deles, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que acompanha o desempenho educacional brasileiro. Por isso, seu estudo é de relevante importância, sendo que se constituiu no objetivo desta pesquisa, auxiliando na compreensão do que consiste a qualidade do ensino na perspectiva da escola pesquisada, bem como saber como ela utiliza os resultados do IDEB.Para isso, se utilizou como metodologia uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde os resultados do IDEB da escola em estudo foram analisados, para se compreender a dinâmica educacional na instituição escolar em questão, ouvindo os segmentos da comunidade escolar, através de questionários. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os índices alcançados utilizando-os como ponto de partida para melhorias, subsidiando práticas futuras que auxiliarão na busca da superação das próprias marcas das escolas públicas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]