Análise dos impactos dos veículos elétricos nos sistemas de distribuição considerando o modo V2G e o transporte de energia
Fecha
2020-02-27Primeiro coorientador
Pereira, Paulo Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca
Abaide, Alzenira da Rosa
Segundo membro da banca
Garcia, Enoque Dutra
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta dissertação está em avaliar a inserção dos veículos elétricos (VEs) em um Sistema de Distribuição através dos seus modos de carregamento e descarregamento de energia. Motivado pela expansão do mercado de VEs, e pela diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, é proposto uma metodologia que estima os impactos dos VEs em um Sistema de Distribuição. Para isso, são utilizados os padrões de mobilidade urbana para estimar o comportamento dos VEs e as curvas de demanda de energia elétrica para interpretar os padrões de consumo de um Sistema de Distribuição. Dessa forma, exploram-se os modos Vehicle-to-grid (V2G) e Vehicle-to-home (V2H), além de estratégias de carregamento e descarregamento de VEs levando em consideração a tarifa convencional e a tarifa branca. Para a análise do sistema, são observados os aspectos elétricos referentes às potências, tensões, e perdas elétricas para o Sistema IEEE 13 Barras através de estudos de casos, utilizando os softwares Open Distribution System Simulator (OpenDSS) e Matlab. Já no estudo econômico, são avaliados os valores anuais de consumo de energia elétrica para os mesmos cenários. Além disso, é analisado o transporte de energia entre as barras, e o comportamento do state of charge (SOC) das baterias dos VEs ao longo do tempo. Através das simulações computacionais conclui-se que o carregamento e descarregamento programado, principalmente quando levado em consideração a demanda horaria das barras, é a melhor opção entre as estratégias analisadas. Para o sistema estudado, o carregamento nas barras comercial e industrial e o descarregamento nas barras residenciais se provou o cenário mais interessante, uma vez que apresentaram os menores aumentos nas perdas elétricas, os melhores índices nos parâmetros de qualidade de energia e os melhores resultados sob o ponto de vista econômico.
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