Diferentes recursos pedagógicos no ensino do tema câncer de pele: contribuições para a promoção da alfabetização científica no ensino fundamental
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Data
2020-03-20Primeiro membro da banca
Adaime, Martha Bohrer
Segundo membro da banca
Dorow, Thaís Scotti do Canto
Terceiro membro da banca
Boer, Noemi
Quarto membro da banca
Ilha, Phillip Vilanova
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos (cartilha e folder)
abrangendo o tema câncer de pele (CP) para a promoção da alfabetização científica (AC) de 323 estudantes do
ensino fundamental de cinco escolas pertencentes à 8ª Coordenadoria de Educação do Estado do RS. A idade dos
participantes variou entre 8 e 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos.
Aplicou-se um questionário semiestruturado a fim de verificar os conhecimentos dos estudantes a respeito: dos
riscos da exposição excessiva ao sol, histórico familiar de CP e queimaduras solares, formas de proteção e
prevenção do CP. O questionário foi aplicado como pré-teste, antes da realização de uma oficina com os recursos
pedagógicos e quinze dias após, como pós-teste. Durante a oficina foi feita a exposição dialogada da cartilha e
do folder, o que estimulou os estudantes ao questionamento e a discussão do tema proposto. Além do
questionário, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: diário de campo, entrevista e composição
de um texto. Também foi analisado se o tema câncer de pele é apresentado e como é feita a abordagem do
assunto em livros didáticos (LD) de Ciências indicados pelo PNLD 2019 e PNLD 2020. O tratamento dos dados
foi baseado em estatística descritiva e análise de conteúdo. Através dos resultados encontrados, pode-se inferir
que o uso dos recursos pedagógicos despertou o interesse e a curiosidade dos alunos em relação ao tema
proposto. Favoreceu também a apreensão dos conceitos científicos a respeito das causas, prevenção do CP e
identificação de uma lesão de pele potencialmente maligna. As anotações do diário de campo, o questionário
pós-teste e os textos produzidos pelos estudantes mostraram o desenvolvimento de habilidades cognitivas como
raciocínio lógico, reflexão e senso crítico em relação aos fatores que levam o desenvolvimento do CP, o que
poderá interferir em comportamentos mais saudáveis frente à exposição solar. Além disso, os discentes puderam
disseminar esses conhecimentos, estando preparados para discutir e intervir na sociedade em que vivem. A partir
desses resultados, acredita-se que os recursos pedagógicos favoreceram a promoção da AC dos estudantes
capacitando-os para a prática da autonomia e tomada de decisões críticas e conscientes referentes as causas,
meios de prevenção e importância do diagnóstico precoce do CP. Dessa forma, foi contemplado o primeiro eixo
estruturante da AC que se refere à compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos
fundamentais que conduzem o aluno a compreender conceitos científicos de forma a significá-los em suas
vivencias cotidianas. Na análise dos LD, observou-se que o CP foi abordado como uma possível consequência
do excesso de exposição à radiação UV em somente um dos livros das oito coleções dos anos iniciais analisadas.
Nas duas coleções dos anos finais, somente os exemplares do 9° ano e um livro do 6° ano apresentaram o tema.
Ademais, nas outras obras as informações básicas para prevenção do CP estavam incompletas. Esses aspectos
analisados podem contribuir para as pesquisas relacionadas à avaliação do LD, com o objetivo de diminuir as
lacunas ou entraves ao aprendizado do aluno e ao exercício docente no que diz respeito ao CP.
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