Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
View/ Open
Date
2021-06-02Primeiro coorientador
Garcia, Isabel Krey
Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Fioreze, Leandra Anversa
Terceiro membro da banca
Kato, Lilian Akemi
Quarto membro da banca
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Metadata
Show full item recordAbstract
A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma
construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a
matemática. Partindo desta premissa, neste trabalho investigou-se o seguinte problema de pesquisa:
Como evoluem os conceitos sobre as modelagens científica e matemática e suas relações
conceituais, identificados em professores dessas áreas de ensino em formação continuada
caracterizada pelo confronto desses sujeitos com situações relacionadas com modelagem, num
ambiente de reflexão, discussão e realizações de tarefas, propostas em uma disciplina em nível de
Pós-Graduação? Teve-se como objetivo principal identificar possíveis relações conceituais entre as
áreas da Ciência e da Matemática, externadas por professores em formação continuada, bem como
investigar o processo de evolução destas relações no contexto da modelagem ao longo de uma
disciplina do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
(PPGECQVS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrada no primeiro semestre
letivo de 2019 e que contou com a participação de seis discentes. Como referencial epistemológico
para guiar a pesquisa, buscaram-se as ideias de Stephen Toulmin, para o qual, de forma análoga à
teoria darwinista, os conceitos científicos também sofrem seleção natural e, assim, pode-se pensar
em uma evolução conceitual. A análise da evolução conceitual dos participantes da disciplina foi
realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais. A preocupação central residiu em propor
situações frutíferas e analisar evidências sobre possíveis contribuições destas para o processo de
conceitualização no contexto da modelagem. A pesquisa teve cunho qualitativo e consistiu em um
estudo de campo do tipo estudo de caso. Os registros de dados consistiram em: questionário prévio;
produções dos alunos durante a disciplina (mapas conceituais, diagramas V de Gowin, unidades
didáticas e demais materiais elaborados); transcrição das gravações em áudio das aulas; entrevista
após o término da disciplina. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da Análise Textual
Discursiva (ATD). Foram realizadas duas ATD: (a) Uma do tipo indutiva por meio da qual se
identificaram as concepções prévias dos participantes sobre a modelagem; (b) Outra do tipo dedutiva
levando em conta os registros produzidos nos demais encontros da disciplina investigando as
possíveis contribuições das situações propostas para evolução conceitual dos participantes em torno
da temática abordada. Na ATD (b) adotaram-se como categorias a priori as oito necessidades
formativas para o professor de ciências elencadas por Carvalho e Gil-Pérez (2011), a saber: conhecer
a matéria a ser ensinada; questionar as ideias docentes do “senso comum”; adquirir conhecimentos
teóricos sobre a aprendizagem de ciências; saber analisar criticamente o “ensino tradicional”;
saber/preparar atividades; saber dirigir o trabalho dos alunos; saber avaliar; saber utilizar a pesquisa
e a inovação. Como resultado principal da investigação obteve-se que a evolução das relações
conceituais sobre as modelagens científica e matemática nos professores participantes da disciplina
ocorreu: calcada no conceito de interdisciplinaridade; por meio da diversidade de situações
apresentadas, em especial nos momentos de tarefas práticas que acentuaram as rupturas e
continuidades do progressivo domínio no contexto da modelagem; à medida que se buscou ensinar e
aprender a partir de um viés construtivista.
The following license files are associated with this item: