Um estudo sobre a formação continuada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente e a mobilização da práxis de professores que ensinam matemática
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Date
2021-01-11Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Segundo membro da banca
Ocampo, Daniel Morin
Terceiro membro da banca
Kehler, Gabriel dos Santos
Quarto membro da banca
Bisognin, Vanilde
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020, onde foram analisadas diferentes formações
continuadas no município de Itaqui/RS, contando com a participação de docentes do ensino básico e estudantes da
graduação de Matemática Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA – Campus Itaqui. O
objetivo do estudo foi investigar e analisar as diferentes atividades de formação continuada desenvolvidas no
município de Itaqui-RS, e como elas têm contribuído para o desenvolvimento profissional e para a mobilização da
práxis docente de professores que ensinam matemática. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa do tipo
Estudo de Caso, o estudo oportunizou a escrita de três manuscritos científicos. O primeiro deles aborda “O papel
do PNAIC enquanto formação continuada e sua possível contribuição no desenvolvimento da profissão docente”,
o segundo manuscrito analisa “O processo de formação continuada em um grupo de professores de Matemática:
percepções, trajetória e práxis” e o terceiro investiga “A Formação Acadêmica-Profissional e o Desenvolvimento
Profissional Docente: Um espaço comum?”. Foi identificado que as formações nesta área são pontuais, e, em
alguns casos, de interesse mais do formador do que dos professores participantes, sendo afastadas da realidade da
escola. No entanto, há contribuições para o desenvolvimento profissional docente e para a mobilização da práxis
dos professores participantes. Os resultados analisados permitem construir as seguintes afirmativas: As formações
precisam ser planejadas em conjunto com os professores participantes; Devem levar em consideração suas
necessidades; A escola precisa assumir responsabilidades na formação de seus professores; Precisam investir em
uma formação de professores reflexivos e; A Roda de Conversa se mostra uma estratégia de formação com
potencial para aproximar em um mesmo ambiente, professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes em
indução profissional. Assim, para que novas formações continuadas venham a ocorrer, se propõe uma parceria de
modo que seja desenvolvida em um espaço integrado entre a Universidade e a Escola, valorizando a profissão
docente, no conhecimento dos professores mais experientes, e no conhecimento teórico dos alunos em Estágio
Curricular Supervisionado em Ensino de Matemática, Pibid e Residência Pedagógica e do professor pesquisador.
Levando em consideração a realidade as escolas brasileiras, este espaço de formação deve ser construído dentro
da escola, com dias e horários para que seja implementada. Do mesmo modo que, para que esta prática ocorra é
necessária uma reformulação no que se refere às componentes de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino
de Matemática, onde para além das observações exigidas, e da efetiva ministração das aulas, deva coexistir um
espaço para uma interface dialógica entre graduandos e professores do ensino básico.
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