Descobertas de um corpo brincante
Resumen
Esse trabalho foi desenhado a partir das minhas histórias e de meu desejo de experiência
procedimentos de criação em dança que considerassem uma perspectiva integrativa de corpo. O
objetivo principal foi criar um espetáculo de dança voltado para o público infantil e que valorizasse,
acima de tudo, as particularidades advindas de seu imaginário fértil. Imaginário esse que, em minha
experiência formativa, foi tolhido e cerceado nas mais diversas disciplinas. Nesse sentido, para a
elaboração desse espetáculo foi preciso repensar os processos formativos em dança, leia-se formação
e criação, bem como os modos de relacionamento entre crianças, adultos, espaços formativos e
perspectivas poético estéticas, tanto no âmbito institucional, como no sociocultural. Para tanto, utilizei
algumas ferramentas do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, a partir do trabalho realizado pelo
Prof. Dr. Flávio Campos na UFSM, e também explorações de brincadeiras realizadas junto com meu
filho. Destas explorações surgiu a história que conduz o espetáculo, assim como, os objetos que seriam
utilizados em cena. O trabalho cênico, intitulado “A menina, o pássaro e o monstro”, foi apresentado
para crianças do bairro de Camobi, em Santa Maria, nas calçadas de suas casas mediante
agendamento. Com esse trabalho de conclusão de curso busco refletir e reforçar sobre a importância
da brincadeira na formação integrativa das crianças. Bem como, busco apresentar de modo crítico
como a padronização estética em espetáculos de dança para o público infantil tem apagado as
particularidades das crianças e não abre espaço para suas necessidades criativas e de “inventices”.
Por fim, o trabalho sintetiza e integra meu processo formativo em dança de forma livre e genuína com
acredito que a infância deve ser.