Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
Fecha
2021-03-31Primeiro membro da banca
Bastos, Ana Paula Solino
Segundo membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Terceiro membro da banca
Bastos, Giséli Duarte
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis de ensino. Assim, é importante investigar como os pressupostos freireanos vêm sendo abordados e trabalhados pelos cursos de Pedagogia, de três instituições públicas, do estado do Rio Grande do Sul. Por isso, com o objetivo de identificar e caracterizar a presença dos pressupostos freireanos nos cursos de Pedagogia, presenciais e públicos, de três instituições do Rio Grande do Sul, a pesquisa investigou, inicialmente, dissertações e teses brasileiras. Nesta busca, chegou-se a vinte pesquisas, as quais nenhuma delas tinha como preposição analisar a presença freireana na Pedagogia, demonstrando o ineditismo deste estudo. Na sequência, mapearam-se as instituições públicas do Rio Grande do Sul que apresentavam cursos de Pedagogia presenciais. Essa etapa buscou investigar a presença das obras freireanas nos currículos destes cursos. As principais obras utilizadas são: A Pedagogia da Autonomia e A Pedagogia do Oprimido. Posteriormente, selecionaram-se as instituições que apresentavam um número maior de componentes curriculares, com indicações de obras freireanas, chegando-se às seguintes: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Campus São Luiz Gonzaga, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves e a Universidade Federal de Santa Maria. Assim, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia selecionados, a partir de três categorias a priori: inacabamento, dialogicidade e transformação social. Na continuidade, foram realizadas entrevistas com professores (as) das três instituições. A análise dos dados ocorreu com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, emergindo duas categorias: conhecimentos e práticas que balizam a utilização do referencial freireano e limitações no uso dos pressupostos freireanos. De maneira geral, identificaram-se alguns conhecimentos abordados pelos cursos, inspirados no referencial freireano, como amorosidade, criticidade, conscientização, autonomia, esperança, diálogo e problematização. Além disso, são utilizadas diversas atividades, como os círculos dialógicos, o reconhecimento da realidade, uso de temas e simulações. Os pressupostos freireanos vêm sendo abordados a partir de diversas obras, constatando-se, novamente, que as mais utilizadas são A Pedagogia da Autonomia e A Pedagogia do Oprimido. Já as principais limitações identificadas na sua abordagem, estão atreladas ao distanciamento dos conhecimentos escolares aos da realidade dos estudantes, a existência de um currículo linear que dificulta a adoção de temas, o posicionamento político de alguns professores, a produção e disseminação de Fake News ao entorno de Paulo Freire, o desconhecimento dos escritos do autor e a incompreensão da profundidade, complexidade e rigorosidade que exigem. A partir das discussões tecidas, percebeu-se que os conhecimentos trabalhados, a partir do referencial freireano, buscam um novo agir docente, mais coerente com a perspectiva de educação libertadora. Contudo, sinaliza-se a carência de processos de obtenção de temas geradores mais sistematizados, para que os mesmos tenham legitimidade e contribuam na apreensão da realidade vivida pelos estudantes.
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