As potencialidades do uso de textos de divulgação científica no ensino de química na percepção de professores em formação inicial
Fecha
2021-02-19Primeiro membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Segundo membro da banca
Wenzel, Judite Scherer
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Devido a importância de serem discutidos instrumentos, metodologias/estratégias didáticas
diferenciadas, na formação inicial de professores, para o desenvolvimento profissional desse
futuro docente e para qualificar sua prática pedagógica. A presente dissertação teve como
foco promover o acompanhamento e a prática de leitura interativa de Textos de Divulgação
Científica (TDC), tanto no curso de licenciatura em química, com bolsistas do PIBID da UFSM,
quanto com estudantes da Escola Básica. Buscando evidenciar as potencialidades do uso de
TDC em contexto escolar, esta pesquisa foi organizada, em quatro etapas de investigaçãoação
e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, sendo elaboradas
categorias emergentes. A primeira etapa da pesquisa refere-se ao levantamento bibliográfico
realizado em Teses e Dissertações Brasileiras, onde buscamos ampliar a compreensão de
leitura de TDC, indicando caminhos para seu uso como metodologia de ensino. Por meio
dessa revisão da literatura, constatamos que a leitura de TDC pode ter diferentes objetivos
didáticos, para além de motivar os estudantes a estudar ciência, ainda pode promover a
interdisciplinaridade, a argumentação e a alfabetização científica. A segunda etapa foi
caracterizada pelos encontros na Universidade com o grupo do PIBID, composto por 10
bolsistas, para que eles pudessem compreender as particularidades dos TDC e assim
planejassem Oficinas Temáticas com o uso dos TDC escolhidos e de estratégias
diferenciadas para a Educação Básica. Ao longo do desenvolvimento das atividades com os
licenciandos foram abordadas as características do Discurso de Divulgação Científica (DDC);
as diferenças do DDC para o Discurso Científico; os locais onde podem ser encontrados os
TDC; como poderiam realizar o mapeamento do texto, para compreender melhor sua estrutura
e, também foi discutido com eles as diferentes metodologias/estratégias de leitura que
poderiam ser utilizadas em seus planejamentos. As intervenções na escola ocorreram na
terceira etapa, onde os licenciandos trabalharam suas Oficinas Temáticas intituladas “Tabela
Periódica: um contexto histórico”; “A química presente nos eletrônicos” e “Especiarias: a
química presente nos pequenos detalhes”, respectivamente, na primeira, segunda e terceira
série do ensino médio. Nessa etapa foram propiciados momentos de reflexão sobre a prática
docente, onde os bolsistas puderam expor suas percepções da atividade realizada com TDC,
por meio de relatos de experiência, que foram apresentados no 39° Encontro de Debates
sobre o Ensino de Química. Esses relatos assim como os questionários semiestruturados,
utilizados durante a pesquisa, serviram como dados de análise dessa dissertação, que
consistiu na quarta e última etapa, onde buscamos pelas percepções dos licenciandos a
respeito das potencialidades do uso de TDC em contexto escolar. Podemos evidenciar a partir
dos resultados dessa pesquisa que a leitura de TDC em sala de aula, se bem planejada,
favorece a aprendizagem de conceitos científicos; ainda, estimula o pensamento crítico, a
partir do desenvolvimento da expressão oral e/ou escrita, que contribui na formação de
cidadãos capazes de intervir em sua realidade. Além disso, os licenciados evidenciaram
algumas limitações referentes a prática docente e de leitura, mas que podem ser superadas
com o fomento de hábitos de leitura em sala de aula.
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