Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
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Data
2020-07-17Primeiro membro da banca
Hartmann, Angela Maria
Segundo membro da banca
Carlan, Francele de Abreu
Terceiro membro da banca
Shaw, Gisele Soares Lemos
Quarto membro da banca
Amaral, Lisandra Catalan do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi elaborado um Projeto de Ensino, denominado Interlicenciaturas, para acadêmicos dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, com vistas a proporcionar essas vivências. Desta forma, na presente tese, investigamos quais são os desafios e perspectivas na implementação desse projeto de ensino. Concebemos o presente trabalho na perspectiva metodológica de Pesquisa de Design Educacional (PDE), para analisar a solução proposta (Interlicenciaturas) a fim de investigar a problemática delimitada, que é a carência de práticas interdisciplinares na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática (CNM). O objetivo do estudo foi elaborar, implementar e avaliar esse Projeto, com abordagem interdisciplinar para os estudantes das licenciaturas da área das Ciências da Natureza e Matemática, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vale ressaltar que, os licenciandos nas disciplinas já mencionadas fazem parte de uma universidade federal do sul do país. As fontes de dados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos, questionários, produção das atividades dos licenciandos participantes do projeto, observações e anotações da pesquisadora. O conjunto dos dados foi analisado a partir do ponto de vista de uma abordagem qualitativa. O desenvolvimento do projeto ocorreu entre maio e dezembro de 2018, com atividades presenciais e a distância, iniciando com 50 acadêmicos e concluindo com 27. Essas atividades foram realizadas em grupos e com abordagem teórico-prática interdisciplinar. Identificamos os desafios enfrentados no planejamento e na implementação do projeto tais como: incompatibilidade de horários entre os cursos para realizar os encontros formativos; captação e manutenção dos participantes; grande variabilidade entre os semestres dos licenciandos; falta de tempo para os grupos se reunirem e realizarem as atividades; dificuldades de interações com colegas de grupo e resistências em construir atividades interdisciplinares. Ademais, os grupos apresentaram dificuldades ao longo do projeto, como por exemplo, construir relações interdisciplinares entre os componentes curriculares na elaboração das tarefas propostas. Nesse sentido, os resultados apontam que, práticas interdisciplinares ainda constituem um desafio na formação inicial docente, mas que um caminho para essa superação seria a incorporação de vivências que trabalhem as articulações possíveis entre os componentes curriculares que formam a área de Ciências da Natureza e Matemática. Esperamos que os resultados obtidos no conjunto das investigações desta tese incitem novas pesquisas, novos olhares e reflexões acerca da formação inicial docente, com desenvolvimento de saberes articulados em uma perspectiva interdisciplinar.
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