Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
View/ Open
Date
2021-08-24Primeiro membro da banca
Lorenzetti, Leonir
Segundo membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Terceiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Quarto membro da banca
Auler, Décio
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade de estudo em torno deste objeto de conhecimento, tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais elementos, contextos e sujeitos vem sendo considerados nos processos de obtenção e construção de Temas Geradores, na área de Educação em Ciências? Como ocorre a circulação de ideias, conhecimentos e práticas nos processos/construções curriculares de temas geradores? A busca por respostas ao problema pautou-se, inicialmente, na realização de uma revisão bibliográfica nos eventos nacionais da área de Ensino de Ciências e em eventos específicos de Paulo Freire. Utilizando-se de critérios de busca previamente estabelecidos e justificados, selecionaram-se cento e dez produções. A partir do estudo metodológico, primeiramente com base em análises cienciométricas, observaram-se alguns contextos de produções na perspectiva do Tema Gerador, assim como referências básicas, sujeitos/pesquisadores e alguns elementos – discutidos por meio de categorias oriundas da Análise Textual Discursiva. Posteriormente, foi realizada a seleção de alguns sujeitos que orientam e pesquisam com base na pedagogia curricular Freireana. A estes, chamou-se de círculo esotérico, de modo que foram propostas e realizadas entrevistas. Das análises desses diálogos, novas reflexões e comunicações puderam ser realizadas, tendo em vista que foi possível verificar modos de pensar e agir, comuns aos sujeitos. Os resultados derivados das análises dos materiais e das entrevistas, possibilitaram identificar sujeitos, contextos e elementos considerados nos processos curriculares Freireanos. A identificação e apresentação de todos estes parâmetros constituíram, epistemologicamente, o que se chamou de Estilo de Pensamento Curricular Freireano. A caracterização deste estilo mostrou que existe uma historicidade curricular Freireana e modos de ver estilizados próprios a ela, de maneira que não é qualquer tema que pode ser adjetivado como gerador. Além disso, o processo de sistematização e caracterização desse Estilo de Pensamento, durante a pesquisa, possibilitou entendê-lo, também, como um Tema Gerador, sendo possível estabelecer relações entre Freire e Fleck. Ao final, incitaram-se novas ações e pesquisas a fim de verificar como o coletivo de Freireanos e Freireanas continuará a disseminar propostas com Temas Geradores.
The following license files are associated with this item: