Novo conjunto de indicadores de desempenho operacional para redes elétricas inteligentes por meio da Lógica fuzzy
Fecha
2020-08-14Primeiro membro da banca
Canha, Luciane Neves
Segundo membro da banca
Bernardon, Daniel Pinheiro
Terceiro membro da banca
Knak Neto, Nelson
Quarto membro da banca
Binelo, Manuel Osorio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A análise de desempenho operacional é uma ferramenta multidisciplinar que permite ao gestor de sistemas de Engenharia uma forma de controlar a qualidade dos serviços prestados ou fornecidos, conforme a necessidade. Para que essa ferramenta operacional tenha efetividade é necessário conhecer os detalhes dos processos envolvidos e modelar matematicamente métricas que tragam respostas representativas a partir de metas estabelecidas para qualificação do sistema. Neste trabalho, foram analisadas as métricas de qualidade estabelecidas para os sistemas de Telecomunicações e de continuidade dos serviços de Distribuição de Energia Elétrica, fiscalizados por Anatel e Aneel, respectivamente. Os dois métodos possuem divergências em horários, períodos avaliados e relações matemáticas. Além disso, possuem poucos índices relacionando seus indicadores. Assim, foi selecionada a Lógica Fuzzy, como ferramenta matemática, para relacionar os indicadores atualmente praticados de forma a criar índices mais abrangentes que possam compor uma nova metodologia de análise de desempenho operacional para as Redes Elétricas Inteligentes (REI). Esta metodologia parte da união dos conjuntos atuais com suas respectivas métricas, sendo organizada em quatro eixos principais: índices específicos, índices de monitoramento instantâneo, indicadores novos e satisfação do cliente. A partir desses grupos, foram desenvolvidos indicadores e índices para avaliar a qualidade da REI. Então, para o primeiro agrupamento: índices de estabelecimento e continuidade da conexão de dados (REI01) e de garantia da taxa de transmissão contratada (REI02) e indicador de qualidade da infraestrutura (REI07); para o segundo: índices de capacidade instantânea de interrupções individuais (REI03), de capacidade instantânea de apurar a frequência de interrupções individuais (REI04), de capacidade de apuração instantânea de interrupções coletivas (REI05), de capacidade instantânea de apurar a frequência de interrupções individuais (REI06); para o terceiro: indicadores da taxa instantânea de transferência de dados (SMP10i/SCM4i) e da taxa média mensal de transferência de dados individual (SMP11i/SCM5i); e, para o quarto: a união de vários indicadores e índices atuais que compõem a satisfação do cliente, como taxa de queda de ligações (SMP7), duração máxima de interrupção contínua (DMIC), taxa de reclamações dos usuários (REL), número de solicitações de reparo (RAI), satisfação do consumidor Aneel (IASC), pesquisa de satisfação e qualidade percebida Anatel (SCM e SMP). Dados iguais com metas distintas por empresa (DIC, por exemplo) foram normalizados através do Valor Unitário de Indicador (VUI) criado. Através da Lógica Fuzzy foi possível implementar a avaliação das entradas a partir das metas estipuladas pelos regulamentos atuais, em níveis estabelecidos como estágios ou níveis de qualidade numéricos equivalentes, sendo: péssimo (0 – 0,3), ruim (0,2 – 0,6), bom (0,5 – 0,9) e excelente (0,8 – 1). Os fuzzificadores e defuzzificadores foram testados com uma REI, encontrada na bibliografia, e com dados reais de uma região brasileira com REI implantada, mostrando aderência nas avaliações e resultados obtidos.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: