Inovação em saúde: avaliação das iniciativas vencedoras do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS
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Data
2020-03-24Primeiro membro da banca
Silva Filho, Antonio Isidro da
Segundo membro da banca
Zucatto, Luís Carlos
Metadata
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As inovações no setor público resultam em serviços mais eficientes e eficazes, em que a
resolução de problemas se traduza em resultados benéficos à sociedade. O setor de saúde é
considerado um dos setores que mais inova. Assim, para incentivar e gratificar os inovadores,
em 2002, foi criado o Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS. A
partir disso, tem-se como objetivo de estudo caracterizar as inovações vencedoras do Prêmio,
por meio de um estudo de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, a
primeira por análise documental de 63 casos premiados, de modo que foram classificadas as
abordagens de inovação, tipologias e resultados dessas inovações. Em segundo momento, por
meio de entrevistas semiestruturadas com 18 autores vencedores do concurso, que representam
19 iniciativas – uma autora foi premiada em duas edições – em que se identificou os indutores,
as barreiras, facilitadores, os resultados desses casos, quais foram implementados no SUS e os
desafios da inovação no setor público. Os dados passaram por análise de conteúdo. Quanto aos
resultados, a abordagem Inovação de Melhoria foi a mais identificada entre os 63 casos, as
tipologias Inovação de Comunicação e Inovação de Processo foram as predominantes. Quanto
aos indutores, os fatores Orientado a Problema e Não Orientado a Problema foram os principais
destacados entre os entrevistados. Limitações de Recursos Humanos (RH) e Limitações
Orçamentárias e Financeiras foram as principais barreiras encontradas. Quanto aos
facilitadores, Disponibilidade de Recursos e Trabalho em Equipe prevaleceram. Sobre os
resultados dessas inovações premiadas, Melhorias da Gestão Organizacional, Melhoria na
Entrega e/ou Qualidade dos Serviços, Melhoria da Imagem e Relações Institucionais e Melhoria
do Clima Organizacional, foram identificadas nessa ordem de predominância. O estudo
identificou que apenas duas iniciativas foram continuadas devido a questões políticas,
legislativas e orçamentárias. Também, que o setor público não motiva e não incentiva os
profissionais para inovar, devido a vários desafios ainda a serem superados.
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