Por uma pedagogia de (multi)letramentos: desafios e possibilidades no contexto do ensino fundamental público em língua portuguesa
View/ Open
Date
2021-05-31Primeiro membro da banca
Ticks, Luciane Kirchhof
Segundo membro da banca
Brum, Maísa Helena
Metadata
Show full item recordAbstract
Nesta pesquisa, buscamos analisar as práticas de (multi)letramentos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar os usos da leitura e da produção de textos em um contexto de escola pública. Para tanto, (i) descrevemos os eventos e as práticas de (multi)letramentos dos quais os alunos participam no cotidiano e no contexto escolar, a fim de analisar a interrelação entre essas duas esferas; (ii) identificamos os discursos sobre textos e gêneros de textos nesse contexto de investigação; e (iii) propomos ações com vistas ao desenvolvimento de um projeto de (multi)letramentos para o contexto investigado. O aporte teórico-metodológico utilizado foi a Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH, 2008) e suas teorias fundantes: a Sociorretórica (MILLER, 1984; BAZERMAN, 2006; 2009; SWALES, 1990), a Análise Crítica de Discurso (FAIRCLOUGH, 1992; 2001) e a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014). Além disso, nós nos apoiamos nos estudos do letramento, especialmente na Pedagogia dos (Multi)letramentos (KALANTZIS et al., 2016; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO; 2020). O corpus deste estudo foi composto por dados gerados a partir de entrevistas realizadas com os alunos via Google Meet. Os resultados da nossa análise indicam que os eventos e práticas (multi)letradas do dia a dia desses alunos ocorrem de maneira multimodal e a partir de diferentes suportes, especialmente nos de natureza digital. Em relação aos eventos e práticas do ambiente escolar, percebemos que esses são mediados por textos cuja linguagem preferencialmente é a escrita. Interrelacionando esses dois contextos, constatamos que há pouco diálogo. Além disso, constatamos que as práticas de leitura e produção textual no contexto escolar sinalizam uma visão engessada desses processos, uma vez que os discursos dos estudantes revelam um entendimento de texto como linguagem escrita, complexa e de longa extensão. Por fim, entendemos que nossa investigação possibilita explorar o Processo de Conhecimento “Experienciar”, visto que sabemos o que eles leem e produzem, bem como o que gostariam de ler e produzir no âmbito da escola.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Projeto e desenvolvimento de um sistema de gerenciamento remoto sem fio aplicado a iluminação
Vargas, Diogo Ribeiro (2012-08-17)Seja em parques, praças, jardins, centros de compras ou estacionamento, o campo de aplicação de sistemas de iluminação com fins decorativos, comerciais e artísticos, tem se expandido muito, principalmente, devido as fontes ... -
Aprendizagem docente na educação infantil: ensinar e aprender em turmas multi-idades
Fonseca, Karla Madrid (2017-12-15)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral ... -
Otimização do armazenamento e geração de energia a biogás visando ao gerenciamento das redes de distribuição
Brignol, Wagner da Silva (2017-08-18)O crescente aproveitamento de fontes renováveis de geração distribuída (GD) e também a perspectiva do uso de sistemas de armazenamento de energia (Energy Storage System- ESS) em sistemas de distribuição de energia elétrica ...