O ensino de língua portuguesa na Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS: história e memória
Fecha
2021-05-28Primeiro membro da banca
Fragoso, Élcio Aloisio
Segundo membro da banca
Costa, Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como objetivo compreender o ensino de língua portuguesa, entre as décadas de 1950 até 1970, em uma região em que predominavam marcas da língua italiana. A motivação que leva a realizar tal estudo está ligada ao interesse em produzir conhecimento acerca do saber da língua materna — a língua aprendida pelas famílias — na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Por isso, nesta pesquisa, nos propomos a versar sobre as histórias e memórias de docentes que trabalharam com o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, neste local de imigração italiana, do Rio Grande do Sul. Para isso, faz-se necessário conhecer um pouco da história da imigração italiana no território brasileiro e sobre a constituição do ensino de língua portuguesa no Brasil. Esta pesquisa está embasada na perspectiva teórica da História das Ideias Linguísticas articulada com a Análise de Discurso, de linha francesa. Dessa forma, ao considerarmos as práticas discursivas dos professores, estamos construindo sentidos que representam as posições sociais, históricas e ideológicas desses sujeitos que ensinam a língua. Para a realização do estudo, buscamos analisar gravações de entrevistas com professores alfabetizadores, contidas em um banco de dados em construção, durante o período mencionado. Assim, a partir do dispositivo teórico da Análise de Discurso, investigamos nosso objeto de estudo, o discurso dos docentes, e mobilizamos os diferentes dispositivos analíticos, os quais se constituem ao longo das análises.
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