A água numa perspectiva crítica da educação ambiental": uma análise a partir da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Abstract
A água é um recurso natural de valor econômico e de direito coletivo fundamental
para a preservação da vida e sustentabilidade do planeta. Neste trabalho, a
Educação Ambiental, numa perspectiva crítica, é entendida como instrumento de
transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos, aptos
ao exercício da cidadania, na busca de uma sociedade melhor, com qualidade de
vida e sustentabilidade com justiça ambiental e social. Na Educação Ambiental
encontram-se diferentes concepções, que apresentam projetos diferentes de
sociedade; uma concepção convencional e outra crítica/emancipatória/popular,
influenciam neste contexto, a ausência de uma análise crítica, histórica, política,
social e cultural da problemática ambiental. A visão reducionista da Educação
Ambiental torna-a uma educação adestradora, que apenas ensina a cuidar do
ambiente. O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar como a temática água
é abordada na educação ambiental, a partir dos projetos apresentados pelas
Escolas de Ensino Fundamental Completo na III CONFERÊNCIA NACIONAL
INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Os objetivos específicos foram:
Identificar os projetos com a temática “água”, apresentados na III CONFERÊNCIA
NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, na área de abrangência
da 8ª CRE pelas escolas estaduais localizadas na área urbana do Município de
Santa Maria; analisar de que forma é abordada a temática “água” nos projetos;
identificar a matriz teórica e epistemológica da Educação Ambiental associada aos
projetos; contribuir, através de proposições e reflexões, para o desenvolvimento de
projetos na perspectiva de uma educação ambiental comprometida com o processo
de transformação social. A presente pesquisa utilizou-se do método qualitativo.
Conclui-se, ao final da realização deste trabalho, que a abordagem da temática água
nos projetos está associada a uma perspectiva convencional da educação
ambiental.
Collections
- Educação Ambiental [191]