Projeto e aplicação de brise vegetal em escola, visando conforto térmico e conscientização ambiental
Resumen
O aumento da temperatura causado pela aglomeração social, decorrente do desenvolvimento
das cidades e ampliado pelo aquecimento global, tem trazido novos questionamentos
a respeito do conforto térmico e do excessivo uso de ares condicionados nas edificações
urbanas. Desta forma, soluções alternativas baseadas no uso de vegetação vêm
merecendo destaque, especialmente os jardins verticais. Este tipo de prática minimiza os
efeitos da radiação solar em paredes nos períodos mais quentes, e pode ser projetada
para permitir o aquecimento durante o período frio, situação adequada para a região sul do
Brasil. Além disso, os jardins verticais trazem diversos benefícios ecossistêmicos quando
inseridos no meio urbano, incluindo a redução da poluição do ar, dos ruídos acústicos e, a
partir da respiração e da fotossíntese da vegetação, pode deixar o ambiente mais fresco,
amenizando o fenômeno denominado "Ilhas de Calor". Assim, este trabalho apresenta uma
revisão sobre os principais aspectos relacionados ao conforto térmico, às construções sustentáveis,
à arquitetura bioclimática, e, por fim, às diferentes tipologias de jardins verticais,
destacando seus benefícios e analisando as espécies de plantas trepadeiras com potencial
de uso na região Sul do Brasil. Além de uma revisão, o trabalho apresenta um projeto de
um jardim vertical, do tipo brise vegetal, desenvolvido e executado em uma instituição filantrópica
de ensino, Escola Marista Santa Marta, situada na cidade de Santa Maria (RS), em
uma região de alta vulnerabilidade social. A estratégia adotada neste trabalho, portanto, foi
uma pesquisa-ação a qual visou implementar um conjunto de brises vegetais com uso de
materiais de baixo custo, adequados para aplicação em edificações de interesse social. Os
alunos da escola foram envolvidos no maior número de atividades possíveis, incluindo uma
palestra educativa, seguida pela entrega de uma cartilha com instruções de como cuidar e
de como fazer um brise vegetal. Em um segundo momento, foi oportunizada a 18 meninas
dessa instituição, a participação da montagem dos brises vegetais instalados nas paredes
externas de uma sala de jogos da escola, a qual possui problemas relacionados com a
grande incidência solar, justificando a implementação dessa estrutura. Conhecimentos de
diferentes áreas da Engenharia Civil foram empregados para a realização deste trabalho,
além da necessidade de contato com técnicas de outras áreas do conhecimento.
Colecciones
- TCC Engenharia Civil [272]
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