Avaliação dos momentos fletores máximos em lajes de garagens com o uso das tabelas de Rüsch e o programa SAP2000
Resumen
Este trabalho contém uma análise dos momentos fletores máximos em lajes de garagens submetidas aos carregamentos concentrados e distribuídos da ABNT NBR 6120 (2019) com o uso das tabelas de Rüsch e do programa SAP2000. Por meio deste, apresenta-se um estudo da viabilidade das tabelas de Rüsch, muito utilizadas para lajes de pontes, quando aplicadas no cálculo dos momentos fletores máximos positivos e negativos em lajes de garagens, uma vez que as tabelas de cálculo de esforços e deslocamentos são muito utilizadas, principalmente no meio acadêmico. Para o uso das tabelas de Rüsch, em lajes de garagens, várias compatibilizações tiveram de ser feitas em consequência das diferenças entre as áreas de aplicação das cargas concentradas dos veículos utilizados por Rüsch e as áreas de aplicação destas cargas, da ABNT NBR 6120 (2019), gerando lajes com geometrias antieconômicas. No entanto, deu-se continuidade no estudo a fim de contribuir na análise dos momentos fletores máximos em lajes de garagens, através da comparação entre os resultados obtidos pelas tabelas de Rüsch com os resultados do programa SAP2000. Desse modo, para comparar os resultados de Rüsch, que utilizaram de um cálculo específico para simular a continuidade entre lajes, foram feitos modelos numéricos através do programa SAP2000, pelo método dos elementos finitos, considerando lajes apoiadas em vigas com total rigidez a torção, lajes apoiadas em vigas com 15 % da rigidez total à torção, e lajes com apoios infinitamente rígidos. Percebeu-se, então, que a maioria dos modelos de Rüsch aproximaram seus resultados aos dos modelos numéricos de lajes apoiadas em vigas com total rigidez à torção e de lajes com apoios infinitamente rígidos. Também, a maioria dos modelos de Rüsch submetidos as cargas concentradas obtiveram momentos fletores positivos diferentes entre si nas lajes quadradas. Entretanto, devido ao fator antieconômico das dimensões das lajes, concluiu-se que as tabelas de Rüsch não são eficazes para o cálculo dos momentos fletores máximos em lajes de garagens.
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- TCC Engenharia Civil [262]
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