O que me move: encontros e potencialidades criativas em dança na trajetória do bailarino-pesquisador
Resumen
O trabalho de conclusão de curso Dança Bacharelado tem como campo de investigação a
elaboração das minhas potencialidades criativas como bailarino-pesquisador na trajetória da
dança, da valorização e o redimensionamento da própria história ao processo de adaptação
à graduação, que me propiciou um olhar mais íntimo em relação a mim mesmo e ao
conhecimento que vim buscar. Trata da importância do contexto acadêmico na ascensão
social negra e na valorização da própria história e trajetória na dança, inclusive das
possibilidades de existência, e me trouxe a necessidade de acolher e permitir novas formas
no corpo, que me constituíram de um saber mais pleno. A elaboração e a re-significação
das formas arraigadas no corpo propiciaram-me um olhar mais sensível para os
atravessamentos das diversas perspectivas dos conhecimentos e das práxis, produzindo
repertório e resultando em um corpo como orquestra amalgamada. Este trabalho aborda o
reconhecimento da resiliência que sempre norteou minha trajetória na dança e na vida até o
acesso ao campo acadêmico. A formação acadêmica em dança me fez inicialmente
remodelar meu conhecimento, olhar de outras formas, desconstruir padrões estabelecidos,
abrir o campo de visão para a pluralidade de modos de fazer e pensar dança, gerar potência
na presença de corpo e disponibilidade para qualquer atravessamento. Isto me fez
reconhecer minhas cascas, valorizar o motivo da existência delas e poder optar por olhar
com carinho para estas formas, explorando a potencialidade em cena. Outro eu construído e
que segue sendo atualizado. Processo criativo em busca de minha dança. Nesse processo,
pergunto: O que me move, nos encontros e potencialidades, que possa dar propósito como
potência criativa em dança para mim, para o leitor e para outros pesquisadores?