Projetos de aprendizagem e as mídias: novas implicações no processo de ensinar e aprender
Resumo
Este artigo aborda algumas reflexões em torno da metodologia de projetos
de aprendizagem, seu referencial teórico e a relação desta com as mídias na educação. O
objetivo foi compreender possíveis pressupostos para a efetivação de aprendizagens
significativas através desta metodologia, buscando perceber carências e entraves que
estão presentes na escola, assim como possíveis ganhos ao se dar a implementação da
mesma nas escolas. A metodologia da pesquisa deu-se através da experiência dos
projetos de aprendizagem como uma turma de ensino médio e de leituras de referências
bibliográficas em torno do tema. A principal conclusão que se pode afirmar com esta
pesquisa é que sendo protagonista de sua aprendizagem e partindo de sua curiosidade, o
educando terá maiores possibilidades de aprender efetivamente, além de construir-se
pesquisador, condição necessária para toda aprendizagem. Para isso, promover na
escola vivências educativas através de projetos contextualizados é fundamental, focando o papel do professor na mediação.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]