A contribuição do Pibid na construção de aprendizagem na formação acadêmica no estágio
Abstract
O presente trabalho aborda a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais, na construção de ensino-aprendizagem na formação inicial como Pedagoga no Estágio Supervisionado no segundo semestre de 2016. O Objetivo geral é analisar a contribuição do Subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais do PIBID da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, na construção do ensino e aprendizagem no processo do estágio obrigatório do curso de Pedagogia. Tem como objetivos específicos: Identificar as Políticas Públicas de formação inicial de professores, destacando as ações do PIBID; Reconhecer os processos de ensino-aprendizagem no decorrer da formação inicial como Pedagoga; Compreender a importância das práticas desenvolvidas no estágio supervisionado, considerando as aprendizagens ao longo das atividades do PIBID. A metodologia adotada é abordagem qualitativa do tipo participante, para coleta de dados foi utilizados os diários de campos, as reflexões. Como embasamento teórico foi utilizado como os principais autores: René Barbier (1998 e 2002); José Carlos Libâneo (2001); Paulo Freire (2001), entre outros. Constatou-se que a contribuição programa além de proporcionar uma qualidade na formação inicial, desenvolveu uma qualidade significativa no processo de ensino-aprendizagem no estágio supervisionado.