O vídeo como instrumento para melhor compreender os reflexos da ditadura militar na educação: reminiscências dos professores da cidade de Sobradinho - RS
Resumen
O futuro antecipa-se diariamente através de inúmeros artefatos tecnológicos, em todas as áreas do conhecimento. Na educação também. Apresenta-se como necessidade cotidiana, motivos vários que permitem discutir, pensar, repensar e propor possibilidades de efetivar o ensino de componentes escolares, como a disciplina de História, sabendo que as novidades tecnológicas ocupam sobremaneira o imaginário juvenil. Na mesma proporção em que as novidades surgem, amplia-se o desafio dos educadores em despertar interesse por acontecimentos históricos, a exemplo da Ditadura Militar, que marcaram e constituem a história do nosso país. Questões inerentes a esse processo são tratados nessa pesquisa que tem como objetivo analisar e compreender os reflexos da ditadura militar no ensino da história, através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, a segunda tendo como instrumento de pesquisa uma entrevista com professores da cidade de Sobradinho-RS, pretendendo contribuir com a comunidade acadêmica e escolar na busca por transformar o processo de ensino-aprendizagem um movimento que implique uma visão holística sobre os processos já vivenciados e os que constituímos no nosso fazer diário, seja como educandos, seja como educadores.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]