Processos formativos em contextos emergentes: professoras alfabetizadoras e o ciclo de alfabetização
Fecha
2021-02-11Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Morgenstern, Juliane Marschall
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo foi desenvolvido no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como os contextos emergentes implicam na formação continuada e no trabalho pedagógico das professoras/alfabetizadoras. Como objetivos específicos elencamos: conhecer a forma na qual os contextos emergentes são abordados nos processos formativos de professoras/alfabetizadoras; identificar as vivências formativas das professoras/alfabetizadoras e sua implicação no trabalho pedagógico em contextos emergentes; reconhecer as concepções de professoras/alfabetizadoras sobre os contextos emergentes a partir da organização do trabalho pedagógico. Neste estudo, buscamos responder como os contextos emergentes implicam na formação continuada e no trabalho pedagógico das professoras/alfabetizadoras. A fim de conhecer os estudos desenvolvidos acerca da temática, fizemos o levantamento dos trabalhos realizados entre 2015 e 2019, que possibilitaram entender o viés dos estudos, contribuindo para construção da investigação. Para a elaboração da tessitura teórica e metodológica nos subsidiamos em estudos de Bauer e Gaskell (2002), Bolzan (2002, 2006, 2010, 2016, 2017), Connelly e Clandinin (1995), Fernandes (2009), Freitas (1998, 2002, 2010), Ferreiro (2002, 2011), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2004, 2006, 2011), Imbernón (2009, 2010), Soares (2004, 2012) e Vygotski (1993, 1994, 1996). Como abordagem metodológica, utilizamos o estudo qualitativo, fundamentado pela perspectiva sociocultural, por meio da realização de entrevistas narrativas com professoras da rede municipal e estadual de Santa Maria/RS, que atuam no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano). Com base neste estudo, foi possível compreender quais contextos emergem na atuação docente e como esses implicam na busca por espaços formativos e na (re)significação da prática pedagógica. A interpretação dos achados da pesquisa possibilitou identificar que as professoras destacam os espaços de formação continuada como essenciais, pois propiciam interações contribuindo para o compartilhamento, bem como pensar o fazer docente e a organização de práticas pedagógicas com enfoque na leitura e na escrita. Destacamos também a recorrência acerca das atividades formativas, sendo essas constituídas como vivências que possibilitam a construção de novos significados e reflexões acerca das demandas do cotidiano escolar, problematizando aspectos que refletem as transformações que tecem as políticas e a sociedade globalizada.
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