Plano de acompanhamento pedagógico na educação superior: estratégia de inclusão
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Data
2020-04-09Primeiro membro da banca
Peranzoni, Vaneza Cauduro
Segundo membro da banca
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Terceiro membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, que está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação Especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação – LP3, trata do apoio pedagógico a estudantes nomeados de público-alvo da Educação Especial, conforme legislação vigente (BRASIL, 2008) na Educação Superior. O objetivo do estudo consiste em suscitar reflexões sobre as ações/estratégias estabelecidas e desenvolvidas a partir do Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP) para discentes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior, visando a qualidade da permanência e a conclusão do curso de graduação. O percurso metodológico foi caracterizado pela abordagem qualitativa na etapa de coleta e análise dos dados. O lócus da investigação foi uma Instituição pública federal de Ensino Superior, intencionalmente selecionada por utilizar o Plano de Acompanhamento Pedagógico. Constatou-se que esse plano é elaborado com base nas demandas dos discentes que contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar. As estratégias definidas para que consigam concluir o curso abrangem sugestões de adaptações, de orientações e de intervenções específicas a área de formação. Essas são estratégia apresentadas no Plano de Apoio Pedagógico individual. Mas, destaca-se que o próprio PAP pode ser considerado a estratégia de inclusão. Conclui-se que a integralização em um curso de graduação consiste em diferentes processos, que exigem um investimento pessoal a longo prazo e, quando algum obstáculo ocorre, o apoio pedagógico pode ser o dispositivo que favoreça a conclusão com sucesso do curso de graduação.
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