Memória e imaginário rural: construção de narrativas e produção refletida em artes visuais no ensino rural
Fecha
2020-08-25Primeiro coorientador
Pasinato, Darciel
Primeiro membro da banca
Pacheco, Cláudia Regina Costa
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação é vinculada à linha de pesquisa LP2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a temática “Memória e Imaginário Rural: Construção de Narrativas e Produção Refletida em Artes Visuais no ensino rural”. O problema de pesquisa busca responder à seguinte questão: em que medida a Produção Refletida – a partir do trabalho plástico e servindo-se de Narrativas, pode trazer à tona Memória, Imaginário e História de vida dos estudantes inseridos num contexto rural, e de que modo esse ambiente rural reverbera nos estudantes e em mim, enquanto docente. Portanto, tem como objetivo geral compreender como essa Produção Refletida pode trazer à tona os elementos Memória, Imaginário e História de Vida dos estudantes de uma escola rural, através de um trabalho plástico e da construção de Narrativas, bem como de que modo esta reflexão vincula-se ao contexto rural, e como esse contexto é percebido tanto nos estudantes, como em mim, enquanto docente. Como aporte teórico, utilizaram-se autores como: Josso (2010), Delory-Momberger (2006), Passeggi (2016), ancoradas na pesquisa (Auto)Biográfica; Souza (2007), para compreender as Ruralidades; Dewey(2010), sobre arte como experiência e Produção Refletida. Esse tema justifica-se pelo seu caráter original, a saber: abordagem de uma sala de aula de uma escola rural, questões referentes às Artes Visuais e os conceitos de Memória, Imaginário, Ruralidades, Produção Refletida. A metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, que utiliza a abordagem ancorada nas Narrativas (Auto)Biográficas. Como ferramentas de produção de dados, foram realizadas oficinas; a técnica para produção de dados fez uso da Produção Refletida, conceito criado para dar conta da reflexão do trabalho, bem como o uso de diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola rural do interior do município de Agudo/RS. A escola relaciona-se às experiências educativas da autora. A pesquisa foi realizada em duas turmas, 7º e 9º anos, por meio de um período de inserção na escola e com as turmas para uma aproximação entre a pesquisadora e os estudantes. Por último, desenvolvo a pesquisa, apresentando como foi o desenvolvimento das oficinas de Arte, bem como o levantamento de dados, usando como análise as Narrativas (Auto)Biográficas e os trabalhos plásticos dos estudantes inseridos numa escola rural.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: