Youtubers bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da educação de surdos
Fecha
2020-11-26Primeiro membro da banca
Camatti, Liane
Segundo membro da banca
Rosa, Emiliana Faria
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A pesquisa intitulada “Youtubers Bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da
escolar da Educação de Surdos” foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em
Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Minha intenção nesse
estudo foi olhar para as vivências contemporâneas, híbridas e interculturais da vida que, hoje,
organizam tanto os movimentos quanto as escolas de surdos. Nesse sentido, o problema que
conduziu essa pesquisa foi compreender de que maneira os materiais produzidos por youtubers
bilíngues vêm construindo outras formas de circulação e consumo cultural na escola de surdos.
Para responder a esse problema, dois objetivos específicos foram pensados: (i) identificar que
tipos de conteúdos culturais em Libras são produzidos nos canais dos youtubers; e (ii) entender
como os alunos e professores surdos e os ouvintes têm consumido as produções dos youtubers
na escola. Esse estudo se inscreve na perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais
em Educação e dos Estudos Surdos. Assim, o trabalho reconhece esses campos como
possibilidades de análise, uma vez que eles se ocupam de olhar para as questões da cultura e do
mundo surdo de modo mais plural e menos generalizado. Para fins de organização metodológica
desse estudo, foram constituídos dois conjuntos de materialidades: (a) canais de cinco youtubers
bilíngues brasileiros e seus conteúdos; e (b) narrativas de professores, ouvintes e alunos surdos
de uma escola de surdos do Rio Grande do Sul. Os materiais produzidos por essas narrativas
foram essenciais para entender como os alunos surdos e professores (surdos e ouvintes)
consomem as produções dos youtubers bilíngues nas suas aulas, assim como para identificar os
efeitos dos conteúdos elaborados por esses canais no cotidiano escolar. Ao problematizar os
modos de vida contemporânea das pessoas surdas, por meio da análise dos canais do YouTube,
encontro possibilidades de pensar a escola de surdos como um dos lócus para transformação,
negociação e produção de outras formas de existência surda, a partir das relações interculturais.
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