As Unidades de Apoio Pedagógico e os contextos emergentes: processos formativos na universidade
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Data
2020-12-14Primeiro membro da banca
Fávero, Altair Alberto
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Metadata
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Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa LP01 – Docência, Saberes e Desenvolvimento
Profissional, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no curso de Mestrado em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Esta pesquisa apresenta como temática o
trabalho desenvolvido nas Unidades de Apoio Pedagógico de uma instituição de educação superior
pública e os contextos emergentes. As UAPs representam estruturas mínimas dos Centros
Universitários da instituição e tem o intuito de desenvolver e auxiliar atividades que envolvem a gestão,
os docentes, discentes e técnicos administrativos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo
compreender quais as proposições promovidas pelas Unidades de Apoio Pedagógico para atender aos
contextos emergentes e a sua repercussão nos processos formativos. Cabe destacar que os contextos
emergentes são entendidos como as mudanças e transformações que ocorrem na área da Educação
que envolvem as esferas sociais, culturais, políticas e globais e que impactam em novas formas de
fazer e saber docente. Nessa perspectiva, a metodologia adotada será de cunho qualitativo com
abordagem sociocultural narrativa baseada nos estudos de Bolzan (2002,2009) que teve como alicerce
os estudos de Vygotski (2007), Bakhtin (2006, 2010), Freitas (2010), Clandinin e Connelly (2015). Como
instrumentos de pesquisa apresentamos as entrevistas narrativas com tópicos guia e um estudo
exploratório sobre as UAPs, para realizar uma leitura acerca do contexto de estudo e dos sujeitos
colaboradores. Como sujeitos colaboradores elencamos os coordenadores das UAPs. A
problematização dessa temática está embasada nos estudos de Marcelo (2009), Freire (1996), Marcelo
e Vaillant (2018), Tardif (2014), Isaia e Bolzan (2005, 2006, 2007), Bolzan (2009, 2016), Cunha (2014,
2015, 2016), Lucarelli (2019) entre outros autores que se debruçam em estudos sobre a educação
superior. Com esse estudo, evidenciamos que os processos formativos são o eixo orientador das
atividades das UAPs e que estão atrelados a dinâmica institucional e aos contextos emergentes como
elementos que impactam nos modos de fazer dessas Unidades. Esses elementos repercutem em
desafios, enfrentamentos permeados pela cultura acadêmica instituída e vivenciada nos centros de
ensino. Ainda, com base nas narrativas e entrelaçados a dinâmica institucional, evidenciamos o
desenho das UAPs e a gestão pedagógica, no qual pudemos reconhecer a organização e os modos
como os coordenadores desenvolvem suas atividades e que são perpassados por constantes desafios,
seja de ordem administrativa/financeira ou de cultura organizacional/institucional e acadêmica. Além
disso, verificamos que os contextos emergentes possuem elementos que impactam no trabalho dessas
Unidades e, em consequência, nos processos formativos promovidos por elas. Desse modo, os
coordenadores das UAPs, destacam como delimitadores dos contextos emergentes as políticas macro
e micro e a geratividade dos servidores em função das intergerações existentes na Universidade,
trazendo o novo perfil estudantil tanto como um elemento caracterizador dos contextos emergentes,
quanto um enfrentamento na sua atuação e, especialmente, dos docentes. Diante desses fatos,
observamos que a escuta sensível é uma estratégia de trabalho que prevalece entre os coordenadores
das UAPs como um meio de se aproximar e dar voz aos estudantes, professores e técnicos
administrativos, com o intuito de possibilitar a democratização da fala e, assim, o diálogo e ações
voltadas as necessidades dos sujeitos. Logo, as UAPs têm um papel significativo para os processos
(trans)formativos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário, proporcionando tempos e
espaços de reflexão e que podem sensibilizar a comunidade acadêmica como um todo para os
enfrentamentos dos desafios que emergem na instituição.
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