Contextos emergentes: inserção das ações de extensão nos cursos de graduação da UFSM
View/ Open
Date
2019-11-26Primeiro coorientador
Lunardi, Elisiane Machado
Primeiro membro da banca
Nunes, Janilse Fernandes
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Terceiro membro da banca
Possa, Leandra Bôer
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho de Mestrado em Educação está inserido na linha de Políticas Públicas Educacionais,
Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria/UFSM e ao Grupo de Pesquisa GESTAR/CNPq. A extensão universitária tornase
emergente no currículo dos cursos Superiores, uma vez que o atual Plano Nacional de Educação
(2014) prevê na meta 12.7, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para graduação
em ações de extensão, tornando-se desafiadora a sua implementação curricular. Assim, questiona-se:
na perspectiva dos contextos emergentes na educação superior e atuais políticas públicas, quais
aspectos estão relacionados à inserção das ações de extensão nos currículos de cursos de graduação
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? Além de ter como objetivo geral analisar a
perspectiva dos contextos emergentes na educação superior e atuais políticas públicas, considerando
aspectos relacionados à inserção das ações de extensão nos currículos de cursos de graduação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por objetivos específicos priorizou-se: i)compreender a
extensão universitária no contexto histórico e político da educação superior, em âmbito global, nacional
e local, na configuração de contextos emergentes; ii)identificar as políticas públicas sobre a extensão
universitária e suas relações com o contexto de cursos de graduação da UFSM; iii) reconhecer as ações
de extensão universitária presentes no currículo de cursos de graduação da UFSM em suas interfaces
para a produção de contextos emergentes. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como qualitativa
do tipo estudo de caso. Os marcos referenciais tratam da trajetória histórica e política da extensão na
educação superior, das políticas educacionais e extensionistas na perspectiva dos contextos
emergente a nível global e local; da inserção da extensão no currículo dos cursos de graduação da
UFSM, a compreensão da terminologia e articulação do tripé ensino-pesquisa e extensão. Os
instrumentos para a construção dos dados, baseou-se na análise dos documentos institucionais e das
respostas dos questionários mistos com doze Coordenadores de Cursos, através da análise de
conteúdo. Diante a análise dos documentos da UFSM e do Projeto Pedagógico dos Cursos a extensão
é citada como indissociável as ações de pesquisa e ensino e caracteriza a principal função da
universidade com a sociedade. Entretanto, na maioria dos PPC a extensão ocupa a posição de
atividade complementar ao currículo, por muito, dissociada aos processos formativos da matriz
curricular, destacando-se dois cursos como contexto emergente ao atendimento da política de inserção.
Em resposta ao questionário os coordenadores apontaram ações, perspectivas e concepções que
potencializam a inserção das ações de extensão no currículo, destacaram seus anseios com relação
ao atendimento das políticas extensionistas ao que confere as especificidades dos cursos, a carga
horária, o perfil e a formação discente, e o protagonismo docente na efetivação das atividades. Um
destaque relevante nas respostas dos coordenadores e na análise dos documentos, foi a evidência dos
desafios quanto a compreensão da extensão no currículo como campo formativo acadêmico,
indissociável da pesquisa e do ensino, o que demanda investimento na compreensão das políticas e
práticas extensionistas a fim de romper com linearidade da organização curricular dos cursos de
graduação e a perspectiva assistencialista da função social da Universidade.
Collections
The following license files are associated with this item: