Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
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Data
2020-12-17Primeiro membro da banca
Pereira, Nilton Mullet
Segundo membro da banca
Germinari, Geyso Dongley
Terceiro membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Quarto membro da banca
Silva, Fabiana Regina da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a maior responsável pela socialização da juventude, diferente do que se verificava em outros momentos históricos. Uma escola que, sob o ponto de vista dos jovens do ensino médio, não dá conta das narrativas de vida de seus sujeitos constituintes, não contribui para a constituição de suas singularidades, não auxilia em seus projetos de vida. Por outro lado, quando se valorizam as culturas particulares que os jovens trazem para a escola, suas diferentes formas de atribuir sentido ao mundo, bem como o conhecimento dos diferentes contextos sociais e culturais que integram suas condições existenciais, abre-se a possibilidade de um trabalho mais contextualizado e que estabeleça vínculos com a vida cotidiana desses mesmos jovens. Nesse contexto, para a constituição dessa tese de doutorado, meu objetivo geral foi compreender como as narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio podem contribuir para a formação de uma nova consciência histórica, em que os sujeitos aprendentes tenham a potencialidade de elaborar uma estrutura de pensamento histórico que se relacione às questões da vida prática humana. Como ponto de partida para essa pesquisa, estudei as narrativas autobiográficas elaboradas por um grupo de estudantes de história do ensino médio, tendo como referencial uma atividade pedagógica específica denominada Aulão de História (AH), atividade desenvolvida há mais de uma década, de forma extracurricular, em uma escola de educação básica localizada no município de Santa Cruz do Sul – RS. A abordagem metodológica trazida para esse estudo foi hermenêutica, a partir de um estudo de caso, tendo como referência o diálogo gerado a partir dos encontros entre os campos da educação histórica e da perspectiva da complexidade. Esse tese de doutorado também evidencia o exercício das narrativas autobiográficas como um espaço potente para a constituição de singularidades de estudantes de história de ensino médio, discute as implicações existentes na percepção da história pelos estudantes de ensino médio como uma ação vivida e corporificada sobre o passado, como também explora a temática da prática de narrativas autobiográficas na educação básica como um espaço significativo para a reflexão dentro da própria escola. Os autores de referência para esta proposta de investigação são Walter Benjamin, Jürgen Habermas, Axel Honneth, Jörn Rüsen, Edgar Morin, Francisco Varela e Óscar Gonçalves.
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