Contribuições e desafios para a formação de professores de biologia, física e química em uma perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual
View/ Open
Date
2021-08-31Primeiro membro da banca
Mól, Gerson de Souza
Segundo membro da banca
Pigatto, Aline Grohe Schirmer
Terceiro membro da banca
Pereira, Josefa Lídia Costa
Quarto membro da banca
Adaime, Martha Bohrer
Metadata
Show full item recordAbstract
Devido à importância e necessidade dos professores em formação inicial e continuada explorarem cada vez mais os conceitos e aspectos relacionados à inclusão, esta tese teve como foco de investigação, verificar em que medida a elaboração e implementação de um curso de formação contribuiu para o aperfeiçoamento de professores das áreas de Biologia, Física e Química. Os dados para análise da pesquisa foram obtidos por meio de questionários, elaboração de estratégias e recursos didáticos, descrição de trabalhos, observações e anotações realizadas pela pesquisadora durante os encontros. Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD). Em momento prévio ao desenvolvimento e aplicação do curso de formação foi realizada uma investigação, por meio de um questionário on-line enviado a todos os interessados em participar do mesmo. Neste, buscamos compreender as concepções dos graduados e graduandos em Biologia, Física e Química sobre educação inclusiva, inclusão e tópicos referentes a esses assuntos, além de informações sobre suas experiências vivenciadas como professores e o que eles conhecem do universo da pessoa com deficiência visual. A partir desta análise estruturamos os encontros do curso de formação a fim de destinar momentos de reflexão e discussão sobre tópicos relacionados à inclusão social, escolar, educação inclusiva, bem como, estratégias, materiais e recursos didáticos que podem ser utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual. No primeiro curso, realizado durante os meses de agosto a dezembro de 2018, contamos com a participação de 6 acadêmicos de Química e no segundo curso de formação tivemos a participação de 18 professores em formação inicial e continuada das áreas mencionadas, o qual foi desenvolvido de abril a agosto de 2019. A elaboração de estratégias e recursos didáticos adaptados foram propostos nesta tese como uma maneira de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, para isso os professores trabalharam colaborativamente no desenvolvimento dos mesmos. Algumas das atividades desenvolvidas durante o curso foram aplicadas em turmas regulares inclusivas com estudantes com deficiência visual. Como resultados, referentes às estratégias e recursos didáticos desenvolvidos eles englobaram vários conteúdos como vírus, misturas e soluções, maquetes e mapas, sistema respiratório, fermentação, calorimentria, sistema reprodutor, funções orgânicas, modelo atômico de Bohr, botânica (flor) e conservação de energia. Pudemos evidenciar, a partir dos resultados desta pesquisa, que o curso de formação contribuiu para o desenvolvimento docente, pois, possibilitou novas aprendizagens relacionadas à inclusão, a pessoa com deficiência visual, além da troca de experiências entre os professores. A partir da análise dos questionários percebemos que os participantes sabem da importância da inclusão, no entanto, muitos não se sentem preparados para promover um ensino inclusivo, por não terem participado de cursos/oficinas/palestras ou disciplinas que contemplem o assunto ou até por não conhecerem estratégias/recursos/metodologias a serem desenvolvidas com esses estudantes. Entretanto, os participantes demonstraram grande interesse em aprender mais sobre o tema, maneiras de adaptar materiais e, buscar novas estratégias a serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência. Assim, outros temas relacionados precisam ser cada vez mais explorados para aprimorar os conhecimentos.
The following license files are associated with this item: