Uso de linguagem natural para consulta de informações dos microdados do Censo Escolar brasileiro
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Data
2021-03-31Primeiro membro da banca
Lima, Joao Carlos Damasceno
Segundo membro da banca
Del Fabro, Marcos Didonet
Metadata
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O crescimento acelerado dos dados produzidos e armazenados tem sido observado há vários
anos, motivando uma busca crescente por novas formas de consulta, possibilitando outras formas
de buscar informações que sejam úteis em várias áreas do conhecimento. Nesse sentido,
os sistemas de Perguntas e Respostas (SPR) se constituem como uma área especializada da
Recuperação da Informação, cujo objetivo consiste na obtenção de respostas precisas e diretas,
e que satisfaçam a necessidade de informação do usuário, dada uma pergunta expressa em
Linguagem Natural (LN). Para isso, são aplicados um conjunto de técnicas de Processamento
de Linguagem Natural (PLN) que buscam a compreensão da linguagem humana. Apesar do
PLN apresentar maturidade em alguns idiomas (como o inglês), essa área de pesquisa apresenta
inúmeros desafios, devido a dificuldade de compreensão da LN em razão do uso de palavras
que tenham significados semelhantes, gírias/termos regionais, escrita incorreta ou ambiguidade.
Além disso, na língua portuguesa, ainda existe uma lacuna de pesquisa, possivelmente motivada
pela complexidade que a língua portuguesa apresenta em relação a outros idiomas. Desse modo,
esta pesquisa apresenta um estudo exploratório sobre o PLN aplicado aos SPRs, e para isso, foi
planejado e desenvolvido um SPR para consulta de informações provenientes dos dados abertos
do Censo Escolar brasileiro, que trata-se da maior e mais importante pesquisa estatística
realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O sistema
apresentado utiliza uma abordagem híbrida para compreender o sentido da pergunta, isto
é, combina as abordagens linguística e baseada baseada em regras, estas construídas manualmente
baseando-se no dicionário dos dados e legislação educacional vigente. Os resultados da
avaliação realizada junto a profissionais da área da educação sugerem a facilidade do uso de
um SPR, além da importância da ferramenta para consulta dessas informações nesse conjunto
de dados, no entanto, ainda são encontradas uma série de dificuldades relacionadas ao PLN
propriamente dito, além de particularidades relativas ao conjunto de dados educacionais usado.
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