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dc.creatorCarvalho, Luciana Carrion
dc.date.accessioned2021-12-06T11:46:48Z
dc.date.available2021-12-06T11:46:48Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23138
dc.description.abstractThis study results from the PhD research in Education, linked to the Research Line - LP1 “Teaching, Knowledge and Professional Development” of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria - PPGE / UFSM, and GEPFICA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização. The study addresses the permanent training of teachers in Special Education at the Instituto Federal Catarinense, from the perspective of Inclusive Education. The research explores the training processes and how they influence the decision making and, consequently, their epistemological positions conduct in the Rectory and inside their campuses. The investigation consists in “consciousness” as an important movement for transformation, according to Freire (2016), dealing with unveiling and awareness, not as synonyms of consciousness, but as participants in the process for the critical awareness development of consciousness, therefore, awareness for the self (trans)formation. We pursue to understand it as a device for the permanent training of teachers, using qualitative research, in a critical-dialectic approach, through the methodology of Investigative-Formative Dialogic Circles. In this sense, inclusive teaching implies to all and all teachers, at all levels and educational modalities: the ethical, social, educational commitment, among others, to go beyond information about disability and its implications, but the search to understand the relationships between biological, social and educational factors related to learning processes (as well as teaching). In a reflexive, collaborative and supportive way we can understand that isolated actions with proposals of sporadic works do not break the barriers in the educational field. Therefore, Special Education teachers should act on the permanent training of teachers in institutional systemic work. In this direction, the research findings aim to promote spaces for critical reflection by the faculty on the inclusive education paradigm, rethinking concepts formerly thought and/or experienced. As theoretical support, we used studies by Antunes (2001, 2005), Beyer (2005), Bogdan; Bicklen (1994), Bourdieu (2011), Charlot (2000), Cunha (1989), Dufor (2005), Fernandes (1966), Freire (1998, 2013, 2016), Henz (2014, 2015), Henz; Freitas; Silveira (2018), Imbernón (2009), Januzzi (2012), Larrosa (2002), Mazzotta (1996), Mores (2005), Nogueira (1996), Nóvoa (1992), Passeggi; Abrahão; Delory-Momberger (2012), Sassaki (1999), Serres (2001), Toniolo; Henz (2018),, among others, as a subsidy for reflection and proposition for a new teaching, the “inclusive teaching”, designed for EBTT, Federal and Higher Education Institutes realities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação permanente de professorespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDocência inclusivapor
dc.subjectPermanent teacher trainingeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive teachingeng
dc.titleFormação permanente em educação especial: aproximações e afastamentos na/da docência inclusivapor
dc.title.alternativePermanent training in special education: approximations and distances from inclusive teachingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste estudo resulta da pesquisa de doutoramento em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa – LP1 “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM, e o GEPFICA – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização. O estudo aborda a formação permanente de professores em Educação Especial no Instituto Federal Catarinense, na perspectiva da Educação Inclusiva. A pesquisa busca os processos formativos e como estes influenciam nas tomadas de decisão e, consequentemente, na condução de suas posturas epistemológicas na Reitoria e no interior de seus campi. A investigação consiste na “conscientização” como um importante movimento para a transformação, segundo Freire (2016), versando sobre o des-velar e a tomada de consciência, não como sinônimos de conscientização, mas como partícipes do processo para o desenvolvimento crítico da tomada de consciência, sendo assim, a conscientização para a auto(trans)formação. Buscamos entendê-lo como dispositivo para a formação permanente de professores, utilizando a pesquisa qualitativa, numa abordagem crítico-dialética, por meio da metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos. Nesse sentido, a docência inclusiva implica a todos os docentes, em todos os níveis e modalidades educativas: o compromisso ético, social, educacional, entre outros, de ir para além da informação sobre a deficiência e suas implicações, buscando compreender as relações entre os fatores biológicos, sociais e educacionais referentes aos processos de aprendizagem (assim como os de ensinagem). De forma reflexiva, colaborativa e solidária compreendemos que ações isoladas com proposituras de trabalhos esporádicos não rompem com as barreiras existentes no campo educacional. Portanto, os docentes de Educação Especial deverão atuar da formação permanente de professores no trabalho sistêmico institucional. Nessa direção, os achados da pesquisa visam promover espaços de reflexão crítica do corpo docente sobre o paradigma da educação inclusiva, repensando conceitos até aqui pensados e/ou vividos. Como amparo teórico, utilizamos estudos de Antunes (2001, 2005), Beyer (2005), Bogdan; Bicklen (1994), Bourdieu (2011), Charlot (2000), Cunha (1989), Dufor (2005), Fernandes (1966), Freire (1998, 2013, 2016), Henz (2014, 2015), Henz; Freitas; Silveira (2018), Imbernón (2009), Januzzi (2012), Larrosa (2002), Mazzotta (1996), Mores (2005), Nogueira (1996), Nóvoa (1992), Passeggi; Abrahão; Delory-Momberger (2012), Sassaki (1999), Serres (2001), Toniolo; Henz (2018), entre outros, como subsídio para a reflexão e a propositura para uma nova docência, a “docência inclusiva”, pensada para a realidade da EBTT, Institutos Federais e de Ensino Superior.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Fernandes, Cleoni Maria Barboza
dc.contributor.referee2Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.referee3Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee4Leão, Débora Ortiz de
dc.contributor.referee5Batalha, Denise Valduga
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836369128480799por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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