Reificação na formação docente: diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola
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Data
2020-12-09Primeiro membro da banca
Rosa, Geraldo Antônio da
Segundo membro da banca
Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia
Terceiro membro da banca
Kronbauer, Luiz Gilberto
Quarto membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A tese intitulada “Reificação na formação docente: Diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola” é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender de que modo e em que aspectos as formas de reificação na formação docente dos professores de Língua Espanhola de rede pública e privada influenciam na sua prática profissional. Para isso, pretendeu-se abordar e discutir os conceitos de reificação e reconhecimento da obra de Axel Honneth (2009a), utilizando-se do embasamento teórico de outros autores como Hegel, Freire, Imbernón, Almeida Filho, Leffa, entre outros. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa de cunho Hermenêutico Reconstrutivo baseado em Habermas e Honneth. Para alcançar-se o objetivo pretendido, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 10 participantes de pesquisa que foram nomeados como figuras mitológicas que mantiveram em algum momento alguma relação com Medusa. Assim, ao pensar-se no Mito de Medusa, reflete-se acerca de um ser assustador, pois quem olhasse nos seus olhos era petrificado, reificado. Com base nos dados recolhidos, realizou-se uma análise para responder aos problemas de pesquisa: Como a formação docente do professor de língua espanhola pode ser considerada um fator de reificação no âmbito escolar? Poder-se-ia encontrar na teoria honnethiana, mais especificamente, nos conceitos de reificação, uma possibilidade de uma formação do professor de língua espanhola mais humanizada e com menos violência? Nesse sentido, realizou-se a análise baseada nas três formas de reconhecimento de Honneth e, a partir das pesquisas e das entrevistas, desenvolveu-se uma quarta forma de reconhecimento. Além disso, refletiu-se sobre a ausência de uma teoria da educação para os professores que os auxilie a construir, em conjunto com o aluno, um caminho para a elaboração de conhecimentos que contribuam para o seu fazer docente e para a sua realização pessoal e profissional. Dessa forma, pretende-se, a partir desta investigação, encontrar respostas às indagações: a violência da reificação está presente na formação inicial docente dos professores de língua espanhola da rede pública, privada e universitária? Ela tem influência na sua prática profissional? Como observar a possibilidade de sua reversão pelo processo do reconhecimento?
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