Análise dos serviços de atendimento educacional especializado no município de Cachoeira do Sul – RS
Fecha
2021-08-13Primeiro membro da banca
Grohmann, Márcia Zampieri
Segundo membro da banca
Morgenstern, Juliane Marschall
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
A educação especial na perspectiva inclusiva é uma forma de incluir alunos com deficiência no ensino regular. Para que essa inclusão seja possível, a legislação brasileira estabelece alguns serviços e recursos que devem estar disponíveis na escola, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa dar assistência pedagógica aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando o direito de acesso às salas de recursos multifuncionais e aos serviços especializados, eliminando barreiras de aprendizagem. As escolas devem dispor de profissionais capacitados, materiais, equipamentos e infraestrutura para garantir as condições mínimas de trabalho. Diante disso, esse estudo tem como objetivo analisar a oferta de serviços de educação especial inclusiva na Rede Pública Municipal de Cachoeira do Sul-RS. Para isso, foram analisadas as acessibilidades arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais no âmbito da escola em que as professoras do AEE atuam e se os materiais e equipamentos disponíveis são suficientes e/ou adequados para o trabalho. Além disso, verificou-se a interação do trabalho das professoras do AEE com os professores da turma regular. Analisaram-se os desafios da condução da política de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação. É uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso e pesquisa bibliográfica, contando com questionário para a coleta de dados, tendo como público alvo as professoras do atendimento educacional especializado. Foram apresentadas informações quantitativas sobre a quantidade de atendimentos, alunos de cada necessidade educativa especial, sexo e faixa etária. Os resultados indicaram que há alguns obstáculos na execução dos serviços da Educação Especial e Inclusiva: necessidade de capacitação de professores e monitores, bem como o quantitativo insuficiente dos profissionais de apoio; algumas professoras estão com alta demanda de atendimentos; 40% dos estudantes das escolas rurais e 20% dos estudantes das escolas urbanas estão sem diagnóstico; situação da infraestrutura da acessibilidade física; negligência do envolvimento da família no processo educativo; e alunos atendidos no mesmo turno do ensino comum. Foram propostos: um infográfico para conscientizar as famílias e a implantação de um Centro Multidisciplinar de Atendimento Educacional Especializado.
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