Formação continuada em Geografia: perspectivas docentes na rede estadual de Passo Fundo, RS
View/ Open
Date
2021-08-16Primeiro membro da banca
Pereira, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Terceiro membro da banca
David, Cesar De
Quarto membro da banca
Bolfe, Sandra Ana
Metadata
Show full item recordAbstract
O conceito de formação continuada, bem como as ideias que a regulamentam, é motivo de discussão e preocupação tanto no âmbito público quanto privado. Compreender a formação continuada de professores de Geografia como um dos elementos que compõem o cenário educacional, cultural e político de uma nação é necessário quando se considera a graduação insuficiente para o profissional se manter atualizado quanto aos processos e procedimentos, técnicas e metodologias da educação. Nesse sentido, esta tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria, se justifica por trazer à tona a realidade que os professores de Geografia enfrentam e assumem enquanto profissionais da educação, já que o objetivo foi compreender o processo de formação continuada dos professores de Geografia da educação básica estadual de Passo Fundo, RS, analisando os avanços, as estagnações, os retrocessos e os desafios evidenciados em sua prática, a partir do início do século XXI. A abordagem metodológica utilizada foi de âmbito qualitativo com o emprego do método dialético, a partir da triangulação de uma análise bibliográfica, de um grupo focal e das respostas dos professores de Geografia da rede pública estadual de Passo Fundo a um questionário. Ao término do trabalho, observou-se que a formação continuada atende às exigências legais, porém não dá conta dos anseios dos docentes. Para tanto, foi criada uma proposta com cronograma anual e atividades e uma nova estrutura organizacional para suprir as necessidades evidenciadas. Diante do que foi pesquisado, é explícita a premência de uma formação continuada em Geografia que contemple as necessidades dos professores e evidencie o dia a dia da sala de aula, a rotina específica da educação básica e o espaço onde a escola está inserida.
Collections
The following license files are associated with this item: