"Da janela": uma webcomic sobre nomofobia
Visualizar/ Abrir
Data
2021-02-11Autor
Paula, Italo Renan Rodrigues de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho consiste na elaboração de um projeto experimental que busca auxiliar a compreensão da nomofobia através da produção de uma webcomic, tendo por base os conceitos de publicidade social e publicidade híbrida, com o objetivo de trazer a um público diverso o entendimento acerca de informações pertinentes à saúde mental da sociedade. Para entender o assunto – nomofobia – a partir de uma base teórica, foram consultados autores como King, Nardi e Cardoso (2014) para a elucidação sobre o tema em uma perspectiva técnica, e Castells (1999) para uma observação sob uma ótica comunicacional. Para compreender os temas sobre publicidade social e publicidade híbrida, os autores Rabaiolli e Cardenal (2019), Balonas (2006) e Saldanha (2017) e Covaleski (2010) conduziram as discussões. E por fim, com o intuito de produzir uma webcomic – “Da Janela”, as bases teóricas que alicerçaram essa tarefa foram fornecidas pelos autores Mccloud (1995), Arbach (200), Eisner (2005), Xavier (2017), Ramos (2010) e Vergueiro (2017). A prática do projeto consistiu nas etapas de criação e escrita dos argumentos, criação de personagens e seus respectivos conceitos, a elaboração de uma cartilha, esboço, diálogo e arte-final, proporcionando uma experiência completa no mundo das histórias em quadrinhos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: