Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação
Envíos recientes
-
Os movimentos da professoralidade e as implicações das políticas municipais de formação continuada
(2023-12-15)Essa pesquisa vincula-se ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como objetivo compreender as implicações do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
(2023-12-11)Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas ... -
A construção da professoralidade em comunidades em situação de vulnerabilidade social: a docência em questão
(2023-12-19)Esta pesquisa, vincula-se ao Curso de Mestrado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, a partir do Grupo de Pesquisa Práticas e ... -
Literatura, aprendizagem significativa e pedagogia da alternância: um olhar sobre ações pedagógicas voltadas a educação do campo
(2023-12-06)Esta pesquisa foi apresentada ao curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação, linha de pesquisa LP2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces, da Universidade Federal ... -
O que incomoda do masculino? O professor de infâncias e as maquinarias discursivas de gênero-norma
(2023-12-14)Esta dissertação versa sobre os lugares e não-lugares do masculino na escola e na sociedade, considerando discursos de masculinidade e do modo como somos capazes de operar um sistema de sexo/gênero. Isto posto, nos ... -
Movimentos sociais e políticos das pessoas com deficiência: uma escuta das práticas de (re)existência
(2023-12-15)Esta dissertação foi realizada durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença ... -
Conteúdos digitais em tempo de pandemia da covid-19 no contexto da educação de surdos
(2023-12-11)Esta dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e se ocupou de desenvolver um estudo ... -
Evasão escolar na comunidade remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS): uma análise interseccional dos fatores causais e possíveis estratégias de enfrentamento
(2023-10-18)Por que a maioria dos estudantes oriundos da Comunidade Remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS) não conclui a Educação Básica? Visando ao estudo desta problemática bem como ao apontamento de possíveis ... -
“Estudantes de inclusão não reprovam”: a produção de verdades na/da escola inclusiva
(2023-12-07)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e constitui uma das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Diferença, ... -
Trilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadora
(2023-12-20)O tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e da escrita é um marco fundamental da ... -
O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS
(2023-12-15)Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. ... -
Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
(2023-12-06)A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ... -
As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
(2023-11-08)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Cartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docente
(2023-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
Educação híbrida: os desafios da docência e o novo fazer pedagógico na era digital
(2023-09-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) a partir da Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano, ... -
Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
Circunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escola
(2023-09-28)Esta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona movimentar ...