As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental

View/ Open
Date
2021-10-15Primeiro membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Segundo membro da banca
Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da
Terceiro membro da banca
Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
Quarto membro da banca
Sartori, Paulo Henrique dos Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado sob forma de três artigos e um manuscrito que buscam por meio de uma sequência lógica, apresentar os resultados obtidos nos estudos realizados. O artigo 1 propõe uma proposta de classificação e categorização das Metodologias Ativas de Aprendizagem, no artigo 2 apresentamos a atividade gamificada Insects GO que foi desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental, onde os alunos tiveram que se envolver ativamente em tarefas que envolveram conceitos científicos sobre o tema entomologia. No manuscrito 1, investigamos a importância da inserção da História da Ciência como fortalecimento da aprendizagem no Ensino Fundamental e, o último artigo apresenta o relato de experiência de uma atividade didática realizada por meio das atividades não presenciais no ano de 2020 e teve como objetivo principal engajar os alunos na criação e construção de um hotel para insetos, desenvolvendo habilidades e apresentando conceitos relevantes no estudo de Ciências do Ensino Fundamental. Esse estudo apresenta uma nova perspectiva de aprendizagem sobre conceitos científicos através do uso de Metodologias Ativas envolvendo a temática entomologia, para isso foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos capazes de determinar o envolvimento, motivação e a aprendizagem dos alunos envolvidos.
The following license files are associated with this item: