Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais
Fecha
2021-09-08Primeiro membro da banca
Chaves, Rodolfo
Segundo membro da banca
Fajardo, Ricardo
Quinto membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho apresenta uma investigação na forma de pesquisa qualitativa e exploratória que teve como objeto de estudo o Conjunto dos Números Racionais e suas diferentes personalidades. Por possuir diferentes interpretações, muitas vezes esta característica do conjunto torna os processos de ensino e aprendizagem mais complexos para os estudantes. Diante disso, a pesquisa tomou o caminho de uma análise de livros didáticos de diferentes anos escolares que abordam tais conceitos/conteúdos. Desta forma, procurou-se respostas para o seguinte questionamento: Como ocorreu a construção do Conjunto dos Números Racionais e como ele é trabalhado em suas diferentes personalidades nos livros didáticos de Matemática? Buscou-se na História da Matemática elementos que possam desmistificar e elucidar o ensino dos Números Racionais no Ensino Básico, dando ênfase às suas diferentes representações. Com base no desenvolvimento histórico do conteúdo, investigou-se sua construção até a forma de apresentação conhecida atualmente nos livros didáticos. Com o intuito de melhor conhecer a trajetória desse conjunto e da forma como ele é exposto nos livros direcionados à Educação Básica pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, apresenta-se uma análise dos exemplares que abordam tal tema da coleção A Conquista da Matemática durante o período de 1980-2020. Nesse sentido, procurou-se verificar de que forma esse conteúdo é explorado e apresentado aos alunos, considerando os diferentes significados que os Números Racionais podem assumir de acordo com o contexto ao qual estão inseridos. Considerou-se o que os documentos oficiais de cada época apontaram em relação ao tema, a saber, Propostas Curriculares Oficiais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com essa análise foi possível perceber que a coleção passou por modificações significativas em cada alteração de documentos norteadores, porém, coleções de décadas diferentes, mas de mesma orientação curricular mantiveram as mesmas características. Em relação às personalidades foi possível identificar nas diferentes décadas o uso delas em exercícios, exemplos ou problemas e, também, na explicação de conteúdos. Em relação a História da Matemática, que se mostra como pano de fundo dessa pesquisa, compreende-se que ela proporcionou um reconhecimento do processo de construção do Conjunto dos Números Racionais e da sua inserção nos livros didáticos indicados pelo PNLD ao longo do período estudado.
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