Racionalidade das tradições e possibilidades de superação do relativismo moral em Alasdair Macintyre
Fecha
2021-10-20Primeiro membro da banca
Krassuski, Jair Antônio
Segundo membro da banca
Rossatto, Noeli Dutra
Terceiro membro da banca
Cavalheiri, Alceu
Quarto membro da banca
Brugnera, Nedilso Lauro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente tese tem por tema a teoria da racionalidade das tradições de Alasdair MacIntyre e as possibilidades de superação do relativismo moral. O problema de pesquisa consiste na investigação e na proposição de respostas à seguinte questão: como evitar o relativismo moral em MacIntyre, quando realizada a retomada de uma ética das virtudes aliada à defesa de uma pluralidade de tradições (frequentemente rivais) que se transformam no decorrer do tempo? O objetivo geral desta tese é demonstrar as possibilidades de superação do relativismo na filosofia moral de MacIntyre, considerando os pressupostos de sua teoria da racionalidade das tradições. Têm-se como objetivos específicos: analisar o conceito de racionalidade constituída e constitutiva da tradição; investigar algumas das formulações críticas em relação às limitações e às implicações da definição de virtude macintyreana; pesquisar sobre possíveis respostas e soluções contundentes ao problema do relativismo; e construir proposições sobre as quais o debate moral poderia ser orientado, evitando a ameaça relativista. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se o método dialético, com a adoção da abordagem qualitativa e utilização de referencial bibliográfico, disponível na forma de livros, e-books e artigos científicos. A pesquisa aborda os aspectos condicionantes da investigação racional e o contexto da crítica à moral contemporânea, apresenta o desenvolvimento do conceito de virtude na filosofia moral de MacIntyre, refazendo-se o percurso das práticas, da unidade narrativa e da tradição, resgata-se o entendimento de MacIntyre acerca da racionalidade das tradições e os critérios que fundamentam a pesquisa racional, expõe-se as razões que tornariam possível o relativismo na teoria moral macintyreana e investigam-se as suas possibilidades de rejeição. Por fim, conclui-se pela refutação das teses relativistas, após a formulação de argumentos que superam os desafios relativista, perspectivista e particularista.
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