Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
View/ Open
Date
2021-10-07Primeiro membro da banca
Spohr, Carla Beatriz
Segundo membro da banca
Neide, Italo Gabriel
Terceiro membro da banca
Heidemann, Leonardo Albuquerque
Quarto membro da banca
Calheiro, Lisiane Barcellos
Metadata
Show full item recordAbstract
A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação básica e a profissional ao mesmo tempo, mas também ter sua educação desfragmentada. Nesse contexto destaca-se o ensino de Física integrado à área de formação técnica. A partir da temática delimitada apresentamos o problema de pesquisa: Quais as implicações do processo de intervenção pedagógica a partir da implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) articuladas com uma metodologia de Projetos Experimentais de Aprendizagem (PEA), para o domínio progressivo dos campos conceituais da Hidrostática e da Hidrodinâmica, numa perspectiva contextualizada ao curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio? Quais as potencialidades e limitações dessa proposta metodológica para fomentar a integração curricular, vinculando os conhecimentos da Física com a área técnica da Agropecuária? Na busca pelas respostas às perguntas, através de uma pesquisa exploratória descritiva, caracterizada como um estudo de caso, nosso objetivo foi investigar, no processo de implementação do material instrucional, evidências de aprendizagem significativa e os invariantes operatórios mobilizados de forma explícita pelos alunos em situação-ação do contexto da área técnica da Agropecuária, para o domínio progressivo dos campos conceituais da Hidrostática e da Hidrodinâmica e as potencialidades desse processo para fomentar a integração no contexto do ensino médio integrado. Foram investigados alunos do 2º ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, do campus Ibirubá, do IFRS. A pesquisa apresenta sua fundamentação nas concepções de ensino médio integrado e nas teorias cognitivistas de ensino e aprendizagem, dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud e da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Os resultados analisados qualitativamente, de acordo com etapas de uma abordagem ausubeliana, mostraram que as etapas de ensino organizadas de acordo com as UEPS articuladas com os PEA, promoveram uma compreensão gradativa dos novos conceitos a partir das concepções prévias identificadas. À luz da TCC identificamos, a partir dos PEA, os invariantes operatórios mobilizados e explicitados pelos alunos em situação-ação aplicados ao contexto da área técnica. De forma geral, foram evidenciados indícios de aprendizagem significativa em relação aos conceitos e teoremas desenvolvidos. Como asserção de valor dessa pesquisa, elencamos as possibilidade de disseminação e adaptação do material produzido para o ensino de Física; as discussões e reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem e; na perspectiva do ensino médio integrado, destacamos as potencialidades da proposta, para fomentar a integração de conceitos físicos contextualizados com a área da Agropecuária.
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
Oliveira, Daniele Holzschuh de (2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
Perlin, Patrícia (2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio
Silva, Jorge Everaldo Pittan da (2016-09-30)Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ...