Sistemas construtivos inovadores – SCI em obras públicas: estudo da implementação do programa proinfância no Brasil
Fecha
2021-08-30Primeiro membro da banca
Batistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Marques, Kelen Franciane Scherolt
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com enfoque na continuidade das obras e retomada de construção de creches por meio de Sistemas Construtivos Inovadores (SCI) como tecnologia construtiva no Programa Proinfância, este estudo tem como objetivo geral estruturar uma proposta de gestão das obras que estão paralisadas e que utilizam a tecnologia de materiais compósitos – Wall System. O estudo apresenta caráter qualitativo e possui abordagem exploratória e descritiva, por meio da estratégia de estudo de casos múltiplos. As unidades pesquisadas são Municípios dos Estados do Rio Grande de Sul, Alagoas, Bahia e Piauí e, mais especificamente, verificou– se os desdobramentos efetivados na governança e gestão, realizando um comparativo entre as práticas efetuadas pelos municípios que possibilitaram diferentes encaminhamentos à execução e construção de creches, para atender as demandas municipais de novas vagas vinculadas ao Programa Proinfância. O modelo teórico utilizado nesta pesquisa é o Protocolo 5C de Brynard (2000), que são: Conteúdo (Content), Contexto (Context), Comprometimento (Commitment), Capacidade (Capacity), Clientes e Coligações (Clients and Coalitions). Verificou– se, através da compreensão do Protocolo estudado, que fatores internos e externos influenciaram nas variáveis estudadas, que traduzidas em desafios a serem vencidos pela Administração Pública, resultaram em uma sequencia de atividades a serem implementadas. A interpretação das variáveis explicativas a respeito dos modelos de Gestão utilizados pelos Municípios estudados proporcionou: incremento de ações mediante novas rotinas que levaram a tomada de decisões; redistribuição e união de competências; promoção de recursos; e contexto desafiador, efetivando assim o redesenho da Implementação da Política Pública e garantindo a conclusão das obras das creches. Destaca-se a relevância de considerar o processo de incorporação e interligação de questões relacionadas aos 5 Cs em diferentes circunstâncias, delimitadas pela existência ou não de conteúdo, num contexto delicado, diferenciado e complexo, frente ao conhecimento da capacidade administrativa para executar e implementar a Política Pública e mediado por diferentes núcleos de stakeholders comprometidos, que juntos viabilizaram a eficácia da implementação.
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