Caracterização da produção acadêmico-científica nacional sobre a temática transposição didática
Fecha
2020-11-10Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Clement, Luiz
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Esta pesquisa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC. O trabalho tem como foco a presença da temática Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático na pesquisa acadêmico-científica. Assim sendo, o objetivo é apresentar uma caracterização da produção acadêmico-científica sobre a temática Transposição Didática e veinculada em dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação. Entende-se que a investigação poderá contribuir para um melhor entendimento sobre as formas como essas tematizações estão sendo utilizadas em pesquisas no campo educacional. O presente estudo foi norteado pela questão: Quais as principais características dos trabalhos acadêmico-científicos que contemplam a temática da Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático na área educacional? Trata-se de uma pesquisa empírica, na qual os documentos do tipo trabalho acadêmico-científico, especificamente Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, são tomados como fontes para a coleta de informações. Para o recolhimento de dados pertinentes ao trabalho, utilizou-se como instrumento um Roteiro de Análise Textual elaborado e adotado pelo grupo INOVAEDUC, constituído de um conjunto de itens que devem estar presentes em trabalhos acadêmico-científicos. Utilizaram-se as orientações básicas da chamada Teoria Fundamentada (Teorização Enraizada nas Informações) como um guia para o processo de pesquisa. Já na coleta dos documentos, utilizou-se o Banco de Teses e Dissertações CAPES, realizando a busca pelos termos “Transposição Didática” e “Teoria Antropológica do Didático”. Neste processo, foram selecionados para o estudo os trabalhos que apresentavam os termos de busca no título, resumo ou palavras-chave. A amostra está composta por 57 trabalhos, sendo 40 Dissertações de Mestrado e 17 Teses de Doutorado, totalizando 57 textos. Como resultado da análise, evidenciou-se que, durante os dez anos compreendidos pela pesquisa, houve uma prevalência das publicações no ano de 2011. O componente curricular mais presente foi a Matemática, que se utilizou de metodologias do tipo qualitativas e diversificadas fontes e instrumentos de coleta. Além disso, concluiu-se que a IES com maior número de publicações foi a UFMG e o principal autor referenciado pelos trabalhos que compõe a amostra desta análise foi Yves Chevallard. O foco predominante dos trabalhos consiste na utilização de tecnologias do ensino, com o objetivo principal de aprimorar práticas docentes. Com isso, pode-se afirmar que a TD (Transposição Didática) e a TAD (Teoria Antropológica do Didático) se fazem presentes em pesquisas em diversos níveis de ensino, sendo utilizadas nos trabalhos, especialmente, para auxiliar na transposição de conceitos ou saberes.
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