Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
Fecha
2020-07-07Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Azzolin, Maria Aparecida Nunes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a importância do amar e brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil a partir das proposições de Humberto Maturana e Gerda Verden-Zöller. Estes autores pontuam que o Amar é a emoção que constitui o ser humano, vivenciado através da relação do bebê com a figura materna, sendo amparado pela confiança, respeitando e aceitando o outro como legítimo outro. A nossa sociedade acredita que somos seres racionais, mas o que rege nossas ações são nossas emoções. Desta forma, o ser humano está priorizando um futuro de realizações pessoais e profissionais, impondo a nossas crianças desde a infância este objetivo, mas estas relações não são oriundas do amar. A criança nasce amando, não tem maldade nem preconceito, este modo de viver deveria ser perpetuado, e os adultos deveriam aprender a serem seres humanos com elas. Outro foco do trabalho é o brincar, da mesma forma que o amar é estabelecido pela relação mãe-bebê, de modo que a figura do adulto deve estar sempre atenta e disponível às necessidades do mesmo. Este brincar deve ser livre, espontâneo e no momento presente, se não for vivenciado desta forma não é brincar. É assim que a criança descobre mundos, seu corpo, seu meio social, sua identidade. Essa magia do brincar na contemporaneidade está sendo perdida, as crianças acabam tendo inúmeras atividades extracurriculares, com o intuito de no futuro sobressaírem-se das demais. Em muitas escolas este brincar também vem sendo destoado, não há mais o espaço livre para a imaginação, a criatividade, estão cimentados e fechados, não existe natureza, terra e ar. O Amar e o Brincar são fundamentos do ser humano, que estão sendo esquecidos, como pontua Maturana e Verden-Zöller, e precisamos resgatar a sua essência. Dialogando com a formação de professores buscou-se uma metodologia que pudesse articular prática e teoria com professoras da educação infantil. Sendo três de escolas públicas e uma da escola particular, através de suas experiências no amar e no brincar. O recurso utilizado para reunir as informações foi entrevistas semi-estruturadas, gravadas com o consentimento das participantes. As professoras compreendem a relevância do brincar livre e espontâneo para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. Porém percebe-se que nas escolas é reduzido o tempo do verdadeiro brincar, substituindo por um brincar pedagógico, com o objetivo de preparar a criança para o futuro. Assim como o brincar, o amar está presente no cotidiano das professoras, pois é nesta relação de legitimidade do outro como ser singular, que se estabelece a confiança, respeito e aceitação, como ser que traz consigo sua bagagem de conhecimentos e histórias. É preciso visualizar a educação partindo do amar, do brincar e na/pela convivência, aonde a criança tenha seu espaço para se expressar, ser espontâneo, desenvolver a imaginação e criatividade, vivendo o presente e respeitando o tempo de cada criança.
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