Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 124-143 of 160
-
Programa nacional do livro didático e sistemas apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da prova Brasil
(2015-06-08)O objetivo desta dissertação foi analisar uma geração escolar do ensino fundamental a partir dos resultados obtidos na Prova Brasil, e comparar estes resultados entre escolas que utilizam livro didático com escolas que ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
(2013-03-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas
(2021-12-17)Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões sociais, ... -
Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentos e obesidade
(2010-02-25)Atualmente, no âmbito educacional, reafirma-se a importância do papel do professor. É ele quem deve conduzir, com destreza e competência, o processo de aproximar a realidade da sala de aula à realidade do aluno. Uma das ... -
Proposta de uma sequência didática sobre óleos essenciais para o ensino de química na modalidade EJA
(2021-05-05)O foco deste trabalho é construir uma sequência didática utilizando atividades experimentais, com o tema “óleos essenciais”, para verificação da aprendizagem dos conteúdos de Química por estudantes da modalidade EJA (Educação ... -
O que me auto [trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa
(2015-04-09)Este trabalho relata a formação em pedagogia por meio de uma escrita autobiográfica. Traz as vivências, adversidades e aprendizagens encontradas ao longo da formação em Pedagogia em um curso noturno da UFSM entre 2008 e ... -
A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capacitação dos profissionais da beleza
(2010-01-27)Este trabalho apresenta A Química da Estética Capilar como temática para desenvolver um estudo conectando três sujeitos: licenciandos de Química do sub-projeto PIBID-Química da UFSM, alunos do Ensino Médio de quatro ... -
A química dos chás: uma temática para o ensino de química orgânica
(2011-07-07)Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo a respeito da (re) construção do conhecimento de química orgânica por estudantes da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola da Rede Pública de ensino. Na ... -
A química dos minerais: uma temática para investigar o papel da experimentação no ensino de química
(2015-04-09)Sabe-se que o uso de atividade prática/experimental no Ensino de Química é de grande valia para a construção do conhecimento cientifico dos estudantes. Porém, estudos mostram que o ensino experimental ainda precisa de ... -
A química na odontologia: contribuições para o ensino
(2016-01-15)Esta pesquisa considera a temática Química na Odontologia como ponto de partida para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química para ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental
(2017-11-28)O corpo humano tem sido objeto de estudos de várias áreas do conhecimento, e especificamente no Ensino de Ciências esse fato se deve às críticas existentes relacionadas a abordagem dos (as) professores (as). O objetivo dessa ... -
Representações sociais sobre educação ambiental: percepções de estudantes de licenciatura em uma instituição de educação superior
(2023-04-14)O aumento populacional e a ação humana têm causado no meio ambiente diversos impactos e desequilíbrios. A partir da constatação da existência de uma crise ambiental, se ampliaram as discussões das problemáticas ambientais ... -
A resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências
(2015-02-27)São muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da ... -
Saúde bucal como temática para um ensino de química contextualizado
(2012-01-19)Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo do processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Química através da utilização da temática Saúde Bucal, desenvolvendo um ensino de Química contextualizado. Saúde ... -
Seleção de conteúdos e diferentes recursos didáticos no ensino fundamental: análise utilizando o tema visão
(2016-06-03)Esta pesquisa investigou como professores de ciências do ensino fundamental de escolas públicas selecionam tópicos para o ensino do assunto visão e quais recursos didáticos utilizam na apresentação de suas aulas. A segunda ... -
Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar
(2010-02-25)Nos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade ... -
Sustentabilidade dos solos: análise das contribuições de uma sequência didática contextualizada em uma escola do campo no município de Tuparendi, RS
(2018-02-27)O presente estudo trata de pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, a respeito das percepções que alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo têm sobre sustentabilidade dos ... -
Tecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Química
(2017-03-03)Nesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica para estudantes da 3ª série ...