Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 164
-
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2009-08-13)A Educação está passando por uma transformação que transcende a sala de aula e busca acompanhar a globalização. Vive-se a era da informação e da integração entre os saberes, nenhum aprendizado tem valor de forma isolada, ... -
Investigação das concepções espontâneas sobre câncer e suas possíveis implicações como tema transversal na educação para a saúde
(2010-01-21)O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise das concepções espontâneas dos alunos acerca do câncer como tema transversal na Educação para a Saúde, que teve como objetivo averiguar ... -
A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capacitação dos profissionais da beleza
(2010-01-27)Este trabalho apresenta A Química da Estética Capilar como temática para desenvolver um estudo conectando três sujeitos: licenciandos de Química do sub-projeto PIBID-Química da UFSM, alunos do Ensino Médio de quatro ... -
Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar
(2010-02-25)Nos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade ... -
Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentos e obesidade
(2010-02-25)Atualmente, no âmbito educacional, reafirma-se a importância do papel do professor. É ele quem deve conduzir, com destreza e competência, o processo de aproximar a realidade da sala de aula à realidade do aluno. Uma das ... -
Construção do conhecimento a partir das concepções espontâneas apresentado por alunos do ensino fundamental sobre o tema digestão
(2010-02-27)Na escola de hoje, o professor, além de ensinar, precisa ter criatividade, necessitando também utilizar de recursos didáticos de apoio pedagógico, principalmente no sentido de motivar os alunos na construção de conhecimento. ... -
Concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto hospitalar e escolar
(2010-03-26)Neste estudo foram analisadas as concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto educacional, sob dois aspectos: no hospital e na escola através da intervenção ativa do profissional farmacêutico. No ambiente ... -
Investigando as concepções dos estudantes do ensino fundamental ao superior sobre ácidos e bases
(2010-06-11)Esta investigação tem como objetivo diagnosticar as concepções alternativas ao conhecimento científico de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2009 ... -
Evolução biológica: percepções de professores de Biologia de Santa Maria, RS
(2010-08-23)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Do ponto de vista da sua transposição didática, este tema ... -
A influência da produção científica nas práticas de professores de educação física, ciências e matemática em escolas públicas municipais de Uruguaiana - RS
(2010-08-30)A ampliação do processo científico e tecnológico vem causando várias transformações no comportamento da sociedade e isso leva a mudanças na educação e práticas escolares. No Brasil vêm ocorrendo um incremento da produção ... -
A influência da formação superior no conhecimento e no perfil nutricional dos alunos de nutrição
(2010-12-02)Nas últimas décadas, a preocupação com o conhecimento sobre a nutrição e a influencia que o consumo alimentar exerce para a saúde tem aumentado. O presente estudo, de caráter quali-quantitativo, investigou entre os alunos ... -
As concepções de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Santa Maria-RS sobre alimentação
(2010-12-09)A Educação é compreendida como um processo de formação humana. Vinculada ao processo, encontra-se a alimentação que também é essencial e importante. Nesse sentido, é importante que todos os cidadãos tenham acesso a uma ... -
Concepções sobre bebidas alcoólicas de escolares do ensino médio
(2011-01-14)O álcool é uma droga psicoativa, licita, aceita e pouco estigmatizada pela sociedade e consumida por 80% da população. Sendo responsável pela morte de 3,2% da população mundial. Particularmente na infância e na adolescência ... -
Agrotóxicos no contexto químico e social
(2011-01-20)Através deste trabalho, investigaram-se ações facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem em Química a fim de promover o conhecimento de conceitos básicos e das implicações socias da Química e a formação do ... -
O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil
(2011-02-25)A exposição humana aos agrotóxicos se constitui em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O trabalhador rural e sua família estão expostos a diversas situações de risco à saúde ... -
A concepção de estudantes de ensino médio a respeito de temas em saúde mental
(2011-04-08)Esta pesquisa tem caráter investigativo e objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio a respeito de temas em saúde mental e pretende ser um instrumento para a discussão e criação de um programa básico de ... -
A inserção da física moderna no ensino médio aliada à tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS)
(2011-04-26)A inserção da Física Moderna no Ensino Médio (EM) vem sendo fortemente defendida por pesquisadores da área de educação em Ciências e de ensino de Física. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a ... -
Ensino de ciências por meio da recreação na educação infantil
(2011-05-27)Vivemos em uma sociedade impactada pela ciência e pela tecnologia, onde todo cidadão necessita de uma cultura científico-tecnológica para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. Da mesma forma, mostrar que a ... -
Utilização e gestão de laboratórios escolares
(2011-05-27)O cenário da educação brasileira vem melhorando ano a ano, conforme os índices oficiais. Entretanto, no que se refere ao ensino de ciências e aulas práticas, especialmente nas escolas públicas, ainda há um longo caminho a ... -
A química dos chás: uma temática para o ensino de química orgânica
(2011-07-07)Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo a respeito da (re) construção do conhecimento de química orgânica por estudantes da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola da Rede Pública de ensino. Na ...