Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 160
-
Ex-bolsistas Capes de doutorado pleno no país e exterior: um estudo comparado no âmbito das ciências biológicas II
(2011-07-15)Ao longo dos últimos anos, inúmeras discussões e estudos surgiram a respeito dos resultados alcançados com a formação plena de doutores no Brasil e no Exterior, colocando em questão as suas contribuições para o cenário ... -
Percepções sobre a matriz curricular do ENEM para a disciplina de biologia nas escolas de Santa Maria
(2011-08-19)Os currículos escolares das disciplinas científicas têm sido um dos temas discutidos nas diferentes esferas ligadas ao sistema educacional, como também objeto de pesquisas acadêmicas. No Brasil, os currículos têm sua base ... -
Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de biologia
(2011-10-31)A pesquisa com relação à aprendizagem de genética é importante tema dentro da área de ensino de biologia, pois envolve a discussão sobre formas de aprendizado e dificuldades em compreender e relacionar conceitos abstratos ... -
Saúde bucal como temática para um ensino de química contextualizado
(2012-01-19)Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo do processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Química através da utilização da temática Saúde Bucal, desenvolvendo um ensino de Química contextualizado. Saúde ... -
Cosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de química
(2012-01-26)Cosméticos e produtos de higiene pessoal são itens de consumo frequente por boa parte da população brasileira, o que se observa pelo acentuado crescimento econômico que este setor tem apresentado. Diante da relevância ... -
Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino
(2012-02-28)O conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades ... -
Matéria e radiação: articulação entre física e saúde na perspectiva de uma prática docente reflexiva
(2012-02-28)Segundo os PCN a Saúde é um tema transversal, isto é, deve permear todas as disciplinas do currículo, nesse caso os profesores da disciplina de Física também devem fazer o possível para inserir a Educação em Saúde em suas ... -
Estudo dos ex-bolsistas inadimplentes de doutorado pleno no exterior: motivos e causas do insucesso - caso Capes
(2012-03-08)O presente estudo tem por objetivo investigar a inadimplência de ex-bolsistas no exterior, motivos e perfil. Para responder a essa pergunta a metodologia foi de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa com base nas ... -
Alimentos: uma temática geradora do conhecimento químico
(2012-03-15)O foco deste trabalho é o ensino de Química por meio da temática Alimentos . Desta forma procuramos desenvolver metodologias de ensino que associadas a esse tema promovessem a aprendizagem dos conteúdos de Química e ... -
Atividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem
(2012-03-23)Para melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, é imprescindível que as práticas docentes e as possíveis influências aos processos de ensino-aprendizagem sejam analisadas. Dentre as ... -
Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física
(2012-03-26)O Ensino de Ciências no Brasil tem se afirmado cada vez mais como campo de pesquisa e buscado incorporar os resultados das pesquisas ao longo dos anos para melhorar a educação científica em todos os níveis de Ensino. Uma ... -
A inserção de novas tecnologias em conjunto com atividades experimentais no ensino de física
(2012-03-29)Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no Ensino de Física em Nível Médio para a aquisição automática de dados experimentais e análise numérica e ... -
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
(2012-04-23)A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada ... -
O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental
(2012-07-06)A presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador ... -
A temática atmosfera como ferramenta para o ensino de química
(2013-01-22)Este trabalho apresenta uma abordagem temática e diversas ações que foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem em Química, bem como, contribuir para a formação cidadã dos estudantes ... -
O ensino do sistema respiratório através da contextualização e de atividades práticas
(2013-02-05)Este trabalho foi realizado em um município cuja principal atividade econômica é a fumicultura, o que contribui para a que boa parte da população esteja exposta a fumaça e agrotóxicos, que acabam sendo inaladas durante a ... -
A promoção da saúde nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano
(2013-03-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Explorando o tema água através de diferentes abordagens metodológicas no ensino fundamental
(2013-03-22)A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem em vários momentos que o tema água seja abordado. Desde conteúdos ... -
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
A abordagem do modelo atômico de Bohr através de atividades experimentais e de modelagem
(2013-04-26)Conhecer e compreender os conceitos químicos está diretamente relacionado com a capacidade de transitar entre os três níveis de representação que permeiam a Química. Cada um desses níveis envolve o desenvolvimento de ...