Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 155-160 of 160
-
O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
(2018-07-16)Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado ... -
O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental
(2012-07-06)A presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador ... -
Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
(2018-02-27)A educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais (ENF) são importantes para o ... -
Utilização e gestão de laboratórios escolares
(2011-05-27)O cenário da educação brasileira vem melhorando ano a ano, conforme os índices oficiais. Entretanto, no que se refere ao ensino de ciências e aulas práticas, especialmente nas escolas públicas, ainda há um longo caminho a ... -
Utilizando a história e a natureza da ciência por meio de uma atividade colaborativa como mecanismo motivador de aprendizagem
(2017-03-03)O presente estudo busca mostrar que a Alfabetização Científica envolve mais do que o domínio das teorias científicas e conceitos, mostra que é preciso incorporar a compreensão sobre a Natureza da Ciência, assim promovendo ... -
Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais
(2020-02-28)O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades ...