Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 4-23 of 160
-
Abordagem temática na educação em ciências: um olhar à luz da epistemologia fleckiana
(2017-02-21)A presente pesquisa de mestrado teve como base a discussão das ações balizadas pela perspectiva curricular da Abordagem Temática (AT), a partir elementos da epistemologia de Ludwik Fleck. Fundamentada em ideais freireanos, ... -
Agrotóxicos no contexto químico e social
(2011-01-20)Através deste trabalho, investigaram-se ações facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem em Química a fim de promover o conhecimento de conceitos básicos e das implicações socias da Química e a formação do ... -
Alimentos funcionais e seu potencial antioxidante: contextualizando a química na escola
(2019-02-18)O presente trabalho utilizou a temática “Alimentos Funcionais e seu Potencial Antioxidante” como tema gerador de conhecimentos químicos e científicos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Teve-se por ... -
Alimentos: uma temática geradora do conhecimento químico
(2012-03-15)O foco deste trabalho é o ensino de Química por meio da temática Alimentos . Desta forma procuramos desenvolver metodologias de ensino que associadas a esse tema promovessem a aprendizagem dos conteúdos de Química e ... -
Análise das dissertações e teses dos PPGs da área do Ensino de Ciências e Matemática do RS - 2000 a 2011
(2013-11-23)A área de Educação em Ciências (EC) surgiu na década de 70 em virtude das demandas da sociedade brasileira da época. Desde então, a EC vem crescendo e produzindo uma grande densidade de publicações. Entretanto, percebe-se ... -
Análise das vivências de protagonismo, cooperação e interação com a comunidade através da organização de evento por alunos de ensino médio de uma escola pública de São Gabriel, Rio Grande do Sul.
(2018-01-12)O presente trabalho tem como objeto a análise de uma atividade curricular diferenciada, em que os alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS, orientados pela professora de Biologia, ... -
O aprendizado em química nuclear no Pronatec mediado pela teoria da atividade de Engeström
(2017-02-23)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Química Nuclear é uma dessas ... -
Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico
(2022-12-14)As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial para o ser humano. Entretanto, o ... -
Aromas: contextualizando o ensino de química através do olfato e paladar
(2014-07-03)O foco deste trabalho é o ensino de Química por meio da temática Aromas . Para tanto, buscamos desenvolver nesta pesquisa metodologias de ensino ligadas ao tema e que promovessem a aprendizagem dos conteúdos de Química, ... -
Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
(2021-08-25)O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A ... -
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
Atividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem
(2012-03-23)Para melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, é imprescindível que as práticas docentes e as possíveis influências aos processos de ensino-aprendizagem sejam analisadas. Dentre as ... -
Atividades didáticas como ferramentas facilitadoras na compreensão de imagens da divisão celular
(2016-06-22)As imagens são recursos didáticos muito utilizados no Ensino, especialmente na Biologia, onde podem registrar de modo direto organismos e estruturas macroscópicas ou representar processos e componentes microscópicos. O ... -
Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia
(2019-02-26)A presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um ... -
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
(2014-04-10)O presente trabalho procurou investigar como atividades didáticas (AD) inovadoras de resolução de problemas, baseadas em simulações computacionais, contribuem para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais ... -
Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
(2014-04-11)Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e ... -
Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamental
(2015-08-21)Estudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades ... -
Atividades práticas com microscopia e o desenvolvimento de habilidades no ensino fundamental
(2016-02-25)As atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem em Ciências e Biologia, principalmente quando envolvem investigação, curiosidade, novos materiais e desafios. A investigação pela microscopia pode acontecer ... -
Avaliação da produção acadêmica na graduação e pós-graduação na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Pampa
(2018-06-22)A presente Dissertação realiza uma análise quanti-qualitativa da produção científica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, relacionada aos cursos da área de Ensino e Educação em Ciências da Natureza, sendo duas ...